Uma multidão de brasileiros está descobrindo os fundos de previdência privada. Só no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 42% da demanda por esse tipo de investimento. Em abril, o patrimônio dos fundos de previdência atingiu o valor de R$ 1 trilhão pela primeira vez, com um crescimento de R$ 61 bilhões em comparação ao mesmo mês de 2020.
Essa adesão aconteceu também por causa da popularização de fundos de renda variável, que passaram a compor a previdência de muitos brasileiros. Esses fundos oferecem possibilidade de ganho maior atrelado, principalmente, ao desempenho da Bolsa de Valores.
Mas com a inflação e os juros subindo e a Bolsa em patamares mais discretos, a pergunta é: vale mudar o plano de previdência e tentar se beneficiar das condições atuais da economia?
O UOL ouviu especialistas em previdência privada e investimentos que apontam se existe a possibilidade de aumentar a rentabilidade desse tipo de investimento, e como fazer. Antes, vale entender como exatamente funciona esse tipo de investimento, voltado para o longuíssimo prazo, e quais as diferenças entre os planos disponíveis no mercado.