Contabilidade ajuda a salvar empresas na pandemia
Esqueça a imagem de um escritório de contabilidade cheio de papéis guardados em pastas penduradas em fichários. O bom contador se modernizou, usa tecnologia e se transformou num consultor que melhora o fluxo de caixa das empresas.
Numa crise como esta do coronavírus, o profissional pode representar a chance de mais sobrevivência do negócio. Além de manter as obrigações fiscais em dia, ele tem muitas outras tarefas. Não pode ser só alguém que prepara guias para pagamento de impostos.
O papel dos contadores ou de profissionais da área contábil de uma empresa se destaca em meio à pandemia. Eles dizem qual imposto não deve ser pago mais porque foi suspenso temporariamente e apontam formas de conseguir dinheiro com linhas novas de crédito disponibilizadas emergencialmente pelo governo. Com isso, ajudam os pequenos negócios a salvar o fluxo de caixa.
Com a transformação digital pela qual as empresas estão passando, a área contábil também tem de ser mais ágil e eficiente, com economia de tempo e dinheiro nas tarefas do dia a dia.
Apenas com a contratação do certificado digital (uma assinatura eletrônica da empresa), por exemplo, um negócio de pequeno porte pode ter uma economia mensal de cerca de R$ 5.000, de acordo com estimativa de especialista.
Segundo Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e negócios, os contadores também podem dar uma visão ampla da empresa com relação às questões jurídicas e trabalhistas.