Patricia Viana, do Sebrae-SP, aconselha que o empresário deve sempre reservar um momento de seu dia para fazer os controles, lançamentos e projeções de caixa.
"Anotar os pagamentos é a parte mais fácil, uma vez que grande parte das despesas está registrada em contratos, boletos ou ainda são recorrentes, como salários e aluguéis", afirmou ela.
Para projetar os recebimentos, diz, é necessário verificar as vendas a prazo realizadas e a data em que tais recursos serão devidamente recebidos pela empresa. Ainda deverá projetar as vendas à vista, com base em seu histórico de recebimentos. "Normalmente, quanto mais controle a empresa fizer, mais reais se tornarão as suas projeções", afirmou.
Como projetar o caixa da empresa?
É preciso levar em conta o histórico de vendas, a sazonalidade do seu produto ou serviço e os possíveis fatores externos (relativos ao clima, ao mercado e a eventuais crises, como a atual pandemia).
"Desta forma, a empresa poderá ter uma visão de seu caixa a longo prazo, detectando problemas que possam ser resolvidos antecipadamente. Durante as crises, o gerenciamento de caixa se torna ainda mais importante. Ao perceber a redução nas vendas ou entradas financeiras, é necessário observar as despesas com um olhar contingenciador, ou seja, buscar redução de gastos, negociações de pagamentos e uso de medidas governamentais, como a redução de jornada dos funcionários. São exemplos de atitudes para não deixar o caixa da empresa descoberto", declarou Patricia Viana.
Por outro lado, é possível também aproveitar oportunidades quando há sobras de caixa para fazer investimentos, por exemplo.
A projeção do caixa pode ser feita para a semana, quinzena, mês ou bimestre. Quanto mais longa a projeção, maior será a visão do empresário. "A visão de longo prazo dá segurança, ela é a base para reduzir incertezas e ansiedade na gestão", afirmou Patricia Viana. Ela diz, no entanto, que ajustes sempre são necessários.
Renato Claro diz que numa pequena empresa é comum que o administrador invista muito tempo em questões administrativas, dentre as quais o controle de caixa é um dos mais críticos.
"Quantas vezes não se vê o empresário desesperado para receber um determinado pagamento para poder honrar uma obrigação sua? Um controle de caixa mais desenvolvido permite que o gestor invista muito menos tempo. Conhecendo os fluxos, o empresário pode entrar em seu home banking numa segunda-feira e autorizar todos os pagamentos da semana de uma vez, já que confia que o dinheiro estará disponível. Daí ele pode usar seu tempo para atividades que gerem mais vendas e mais resultado, em vez de ficar 'planilhando'", afirmou Claro.