UOL - Quais foram as mudanças nos hábitos dos consumidores nos últimos anos?
Fernando Soares - A pandemia acelerou duas tendências que impactaram bastante o varejo e principalmente o setor de food service. A primeira é a digitalização. A maneira como nos comunicamos com o consumidor passou a ser muito mais direta, com uso de mídias sociais.
Uma segunda tendência, que já era forte lá fora do país, é o delivery. Não só para os restaurantes, mas o varejo em geral acabou experimentando o e-commerce. Para dividir alguns números do setor: tínhamos no início da pandemia, falando de grandes redes, em torno de 40% das vendas de fast food em delivery. Agora esse número está acima de 90%.
Mas mudou a forma de consumir pizza?
Prefiro dizer que concentrou muito em uma única ocasião. Começamos a entregar mais de uma pizza no mesmo endereço, pizzas de tamanhos maiores ou mais combos com bebida ou sobremesa. Isso porque as pessoas estavam em casa, mas em família.
O que mudou também foi a pizza do almoço que, infelizmente, desapareceu. Outra informação interessante é que aqui no Brasil, há dois anos, a venda no salão representava mais de 30%. Em algumas cidades do interior chegava a 50%.
Com o fechamento, todo mundo migrou para o delivery. Temos uma expectativa de que essas vendas no salão voltem de uma maneira diferente; talvez não com o mesmo peso e com formato ainda restrito.