fique atento

Black Friday sem golpes

Consumidores desatentos podem ser alvo de criminosos na Black Friday. Veja como se proteger de fraudes

Preços muito baixos chamam a atenção, mas podem ser apenas uma isca para direcionar o consumidor a uma fraude. Se a oferta parecer imperdível, faça uma busca na concorrência antes de comprar. 

Preço imperdível? Desconfie

No caso de compras online, cheque se a loja ou plataforma realmente existem, procurando se a empresa tem endereço físico e Serviço de Atendimento ao Cliente.

O site é confiável?

Tenha atenção especial com ofertas recebidas por e-mail ou nas redes sociais. Elas podem levar a sites falsos, que simulam o espaço de compras de uma loja conhecida. 

Antes de comprar, investigue qual é a reputação da loja e como ela se relaciona com os clientes. Sites como ReclameAqui e consumidor.gov.br são boas fontes.

A loja tem boa fama?

Redes públicas de internet são mais vulneráveis ao roubo de dados. Por isso, use o WiFi público só para pesquisas. Finalize as compras em redes particulares.

Não compre usando WiFi público

Se puder, use cartões virtuais nas compras online. Nesses casos, o número do cartão é ativado no app do banco ou fintech e expira pouco tempo depois, evitando golpes.

Use cartões virtuais

Cuidado com boletos e Pix

Evite sites que só aceitam boleto ou Pix. Se for uma fraude, você não vai conseguir o dinheiro de volta. 

Crédito da imagem

Se for indispensável usar boleto ou Pix como forma de pagamento, cheque se o nome do beneficiário é o mesmo da marca ou empresa em que a compra foi feita.

Se a compra for presencial, confira o valor na máquina do cartão. Um golpe comum ocorre quando o criminoso insere um valor maior e cobre o visor ao passar a máquina ao cliente.

É isso mesmo?

Edição: Armando Pereira Filho

Fontes: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor); Procon-SP e Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Reportagem: Filipe Andretta e Giulia Fontes

Publicado em 24 de novembro de 2021.