Para não se arrepender na Black Friday

promoções

A enxurrada de anúncios pode levar consumidores a comprar produtos inúteis ou gastar mais do que podem. Veja dicas para aproveitar a Black Friday sem arrependimentos

Giuliana Isabella, professora do Insper, diz que o primeiro passo é avaliar se aquele produto é mesmo necessário. "Se não é algo primordial, que você precisa, e sim algo que você deseja, vale repensar antes de gastar", diz.

Eu quero ou eu preciso?

Quando estiver decidido a comprar, avalie se o produto está dentro das suas possibilidades. "Veja quanto você ganha, quanto gasta e o que sobra", afirma Walcir Soares Junior, da Universidade Positivo. Se quiser levar mais de um item, estabeleça prioridades.

Lista de prioridades

De acordo com Soares Junior, uma boa estratégia é calcular quanto o valor do produto desejado representa no seu salário. "Se eu ganho R$ 1.000 e quero comprar algo de R$ 300, vou precisar trabalhar quase 1/3 do mês para pagar essa compra. Fazer essa conta dá um choque de realidade", diz o professor. 

Valor da compra x salário

Está comprando por impulso? Pense melhor. Uma opção é pagar no boleto, o que te dá tempo para refletir. Mas cuidado para não cair em golpes: na hora de pagar, veja se o beneficiário do boleto é mesmo a loja que você escolheu.

Pense um pouco mais

Quando estiver decidido a gastar, tire um tempo para fazer uma pesquisa de preço e checar se o desconto vale mesmo a pena. "Os preços neste ano não devem ser tão bons, principalmente porque há menos oferta de produtos", afirma André Diz, do Ibmec em São Paulo.

A oportunidade é boa?

Não deixe contas para 2022

O começo do ano é cheio de despesas. Por isso, segundo Isabella, do Insper, o melhor é pagar as compras à vista. "Essa promoção de começar a pagar no ano que vem é perigosa. A gente não sabe o que vai acontecer em dois meses", diz.

Se a compra não se encaixa no orçamento, o melhor é desistir. Mas, se for um item essencial, pelo menos procure crédito mais barato – ficar no chegue especial, por exemplo, nem pensar.

Mais dívidas? Melhor não

Pense no ano que vem

Se você estiver negativado, pode aproveitar para tentar renegociar os débitos. Com as dívidas quitadas, dá tempo de planejar as compras do ano que vem.

Edição: Armando Pereira Filho

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 26 de novembro de 2021.