Ciladas no TikTok

'Oh, no!'

A rede social tem uma infinidade de dicas sobre investimentos, mas nem sempre elas são boas. Veja exemplos de "furadas" e como se proteger

Cuidar bem do seu dinheiro é importante, mas educação financeira não é mágica.

1. Ficar rico só com educação financeira

Educação financeira é muito mais ter disciplina e fugir de ciladas do que encontrar uma fórmula mágica para ficar rico. É uma mudança de hábitos para você estar consciente do que gasta, o que sobra e como investir bem o dinheiro.

Tiago Kaplan, diretor da Warren Educação

Davi Lelis, especialista da Valor Investimentos, diz que até pode acontecer. "Mas, para isso, você precisa ter ficado sem dormir durante muito tempo, estudando o mercado e trabalhando para caramba", afirma.

2. Ganhar dinheiro dormindo

Não faltam vídeos de TikTokers recomendando ações ou fundos, mas o investimento mais adequado para você depende do seu perfil, de quanto dinheiro você tem e de quanto tempo quer aplicá-lo.

3. Recomendações genéricas

Elas são muito voláteis. Para não perder dinheiro, o ideal é ir com calma e entender a tecnologia envolvida em cada uma.

4. Apostar alto nas criptomoedas

Alguns TikTokers dizem quanto você teria ganhado se tivesse investido em determinada empresa no passado. Mas o certo é diversificar os investimentos, e não colocar muito dinheiro um uma coisa só.

5. "Se você tivesse investido antes..."

As dicas do TikTok não servem para nada?

Calma, também não é assim. "Esses vídeos são um ótimo canal para que as pessoas abram a cabeça e saibam que existe algo além do banco. Um bom primeiro passo", diz Davi Lelis, da Valor Investimentos.

Cheque as referências da pessoa que gravou o vídeo. Se for alguém sem nenhuma certificação falando em ganhar dinheiro fácil, desconfie.

Na dúvida, investigue

Edição: Armando Pereira Filho

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 4 de junho de 2021.