Quer ser seu próprio chefe?

em 2022

A pedido do UOL, o Sebrae-SP listou setores que devem bombar no ano que vem.

Eder Max, consultor do Sebrae-SP, afirma que setores ligados a tecnologia tendem a ter um crescimento maior. Ele cita como exemplos negócios de realidade aumentada, marketing digital e criação de logomarcas.

1. Tecnologia

2. E-commerce 

As vendas online também estão aquecidas. Mas, segundo Max, é preciso ir além e oferecer uma experiência ao cliente. Uma loja de roupas, por exemplo, pode desenvolver um provador virtual ou a possibilidade de customizar os produtos.

O grande boom que teremos em 2022 será das compras em realidade virtual e aumentada. Empresas que investirem nessa tecnologia sairão na frente. 

Eder Max, consultor do Sebrae-SP

3. Logística

Outro setor que deve se expandir é o de logística para as compras online. Segundo o consultor do Sebrae-SP, essa área ainda é dominada por grandes empresas, mas, aos poucos, novas companhias estão surgindo e ampliando o mercado.

4. Foto e vídeo

A digitalização das empresas deve aquecer, ainda, o setor de audiovisual. A produção de vídeos e fotos profissionais para produtos vendidos online deve bombar.

5. Mercado pet

Produtos e serviços voltados a cães e gatos, como planos de saúde, acessórios, clínicas, creches, spas e até bufês para aniversário são negócios em alta.

6. Co-working temático

Com muitas empresas adotando de vez o regime de home office, espaços compartilhados de trabalho voltaram a ganhar força. A tendência é abrir lugares temáticos – por exemplo, co-working só para advogados ou arquitetos.

7. Alimentação de nicho

Segundo Max, do Sebrae-SP, o ramo de alimentação já tem muita oferta. Por isso, quem quer entrar nessa área deve focar em públicos específicos. "Bolos zero lactose e comida vegana são exemplos de produtos que estão surgindo com força, sempre com oferta por delivery", diz.

Edição: Armando Pereira Filho

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 10 de dezembro de 2021.