Reprodução/Twitter

A cara das marcas

mascotes

Lek Trek, o franguinho da Sadia, completa 50 anos em 2021. Relembre outros mascotes famosos de marcas

Dollynho

O mascote foi criado pelo dono da Dolly, Laerte Codonho. Segundo ele, a garrafa de refrigerante com características humanas foi inspirada nos Teletubbies.

Dolly

Tony

O tigre foi escolhido o mascote do Sucrilhos pela Kellogg's em 1952, após concorrer com Katy, um canguru. Desde então Tony foi ficando mais "bombado" e moderno.

Sucrilhos

Bibendum

O boneco da Michelin surgiu em 1889, pelas mãos do desenhista O'Galop. Segundo a marca, o nome do boneco remete a uma expressão em latim, que significa "agora é hora de beber" –uma referência a momentos especiais.

Michelin

Gênio

O gênio aparece saindo de uma garrafinha de Chamyto já no primeiro comercial da marca da Nestlé, lançada em 1994. 

Chamyto

Reproduçãio/Instagram

Ronald

O palhaço surgiu nos anos 1960. Depois, o McDonald's chegou a criar outros mascotes, como o monstro Shake e o vilão Papa-Burguer, mas eles deixaram de ser usados no início dos anos 2000.

McDonald's

Chester Cheetah

O felino descolado se tornou mascote do salgadinho nos anos 1980. Antes de Chester, o produto tinha o desenho de um ratinho como garoto-propaganda. 

Cheetos

Reprodução/Instagram

Dino

Criado no México, o mascote chegou ao Brasil em 2002. Hoje o dinossauro é completamente humanizado: aparece falando e até cantando em comerciais.

Danoninho

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Cofapinho

Cofap

O cachorrinho da raça Dachshund se tornou símbolo da marca de amortecedores Cofap após um comercial produzido por Washington Olivetto no final dos anos 1980.

Colaborou Renato Pezzotti

Edição: Armando Pereira Filho

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 29 de outubro de 2021.