Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo

Inspiração para o touro

A B3, a Bolsa brasileira, exibe desde terça-feira (16) uma escultura que imita o touro de Wall Street, onde fica a Bolsa de Nova York. Entenda o que ela significa

Bolsa de valores

A escultura da B3, em São Paulo, tem três metros de altura e é feita de metal e fibra de vidro. Segundo o CEO da Bolsa, Gilson Finkelsztain, a obra representa "a força e a resiliência do povo brasileiro".

'Touro de Ouro'

Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

O touro brasileiro foi inspirado em outra escultura, de bronze, que fica em Wall Street, em Nova York (EUA). A obra de 3,2 toneladas também está instalada perto da Bolsa de Valores de lá.

O original

Alex Potemkin/Getty Images

O touro de Wall Street foi feito por Arturo di Modica (1941-2021). Ele mesmo financiou a obra, que custou US$ 350 mil, em valores da época. Di Modica instalou a estátua em frente à Bolsa em 1989, sem autorização. A escultura foi retirada, mas uma semana depois foi instalada de novo, a duas quadras da Bolsa.

Autor italiano

Cindy Ord/Getty Images

Por que o touro?

Heading 2

No mercado financeiro, o termo "bull market", em inglês, simboliza otimismo e expectativa de alta das ações, por causa da forma como o touro ataca sua presa – usando o chifre para jogá-la para o alto.

Para momentos de pessimismo e expectativa de queda das ações, o animal é outro, o urso. Ao contrário do touro, ele ataca as vítimas jogando-as para o chão, de cima para baixo. Em inglês, a fase ruim dos negócios é chamada de "bear market".

Urso não é bom

iStock

Em 2017, outra estátua foi colocada em frente ao touro de Wall Street: a "garota destemida", de Kristen Visbal. A ideia era chamar a atenção para a diversidade de gênero nos negócios. Agora a estátua está na Bolsa de Valores de Nova York.

'Garota destemida'

Em Nova York, o touro atrai turistas em busca de boa sorte. Reza a lenda que quem coçar o focinho ou agarrar os chifres ou testículos da estátua terá sucesso.

Boa sorte

Getty Images

Mas a obra também atrai protestos: em 2019, por exemplo, ambientalistas jogaram sangue artificial na escultura de Nova York. No Brasil, o 'touro de ouro' mal foi inaugurado e já virou alvo de um ato de manifestantes contra a fome.

Protestos

Reprodução/MTST

Edição: Mariana Bomfim

Reportagem: Giulia Fontes

Publicado em 17 de novembro de 2021.