IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aviões são pintados de Millennium Falcon e mostram vídeos de Star Wars

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Disney e companhias aéreas fazem parceria para promover a saga Star Wars na pintura dos aviões
  • Ações são para promover parque temático e novo filme
  • Latam, Virgin Atlantic, United Airlines e ANA fazem parte da campanha
  • Além da pintura, empresas planejam outras ações voltadas aos passageiros

O universo da saga Star Wars está voando cada vez mais alto. Não é necessariamente para uma galáxia muito, muito distante, mas tem invadido os aeroportos pelo mundo inteiro. Nas últimas semanas, diversas companhias aéreas anunciaram parcerias com a Disney para estampar temáticas da saga Star Wars em seus aviões.

Quatro empresas já contam com aviões com pinturas especiais de Star Wars, entre elas a brasileira Latam. Além de pintar um Boeing 737-800, a United Airlines também criou um novo vídeo de segurança para ser exibido antes dos voos com diversos personagens da saga (veja acima).

Em dezembro, estreia nos cinemas mais um filme da saga: "Star Wars - A Ascensão Skywalker". A Disney e as companhias aéreas envolvidas na campanha não revelam o valor investido nessas parcerias.

Latam deve ter novas ações, mas não revela detalhes

Latam Star Wars - Divulgação - Divulgação
"Stormtropper Plane" da Latam no aeroporto de Guarulhos
Imagem: Divulgação

A primeira ação promovida em parceira com a Latam foi a pintura de um avião Boeing 777 com os Stormtroopers, os soldados do Império Galático de Star Wars. A pintura do "Stormtropper Plane", como o avião foi apelidado, consumiu 2.500 litros de tinta em 21 dias de trabalho.

A pintura do Boeing 777 da Latam foi projetada pela equipe criativa da Disney em conjunto com a Lucasfilm. Com capacidade para 410 passageiros, o avião vai operar voos internacionais para destinos como Orlando (EUA), Miami (EUA) e Madri (Espanha).

Além do Boeing 777 com novo visual, a Latam colocou à disposição dos passageiros dez filmes da saga Star Wars, que podem ser assistidos em todos os aviões da companhia por meio da plataforma de entretenimento Latam Play.

A Latam afirmou que "a parceria de três anos com a Disney considera várias ações, mas que, por enquanto, elas não serão divulgadas".

Millennium Falcon no Boeing 747 da Virgin Atlantic

Virgin Atlantic Star Wars - Divulgação - Divulgação
Boeing 747 da Virgin Atlantic usou a nave Millennium Falcon
Imagem: Divulgação

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic escolheu a nave espacial Millennium Falcon para estampar em um de seus Boeing 747. O avião, apelidado de "The Falcon", faz parte da campanha de lançamento da nova área de Star War no Disney's Hollywood Studios.

O Boeing 747 não foi pintado, mas sim adesivado com um decalque de 44 metros de comprimento que levou três semanas para ser impresso. O filme usado para embrulhar o avião poderia cobrir quatro quadras de tênis.

O avião da Virgin Atlantic fará voos entre o aeroporto de Gatwick, em Londres (Reino Unido), e Orlando.

Ação da United Airlines inclui um novo vídeo de segurança

United Airlines Star Wars - Divulgação - Divulgação
Boeing 737-800 da United Airlines com pintura especial de Star Wars
Imagem: Divulgação

A United Airlines apresentou no último final de semana a imagem de um Boeing 737-800 pintado de preto com vários desenhos relacionados ao tema de Star Wars, como as espaçonaves X-wing e TIE, além dos sabres de luz na cauda do avião.

A companhia aérea também preparou um novo vídeo de segurança para ser apresentado aos passageiros antes do voo. O vídeo conta com a participação de personagens da saga, como R2-D2, C-3PO e BB-8. O Brasil está representado com uma passagem pelo Beco do Batman, em rua da cidade de São Paulo com diversos grafites nos muros. Durante os voos, os passageiros também vão receber um novo kit de amenidades com a temática Star Wars.

A campanha da United Airlines tem como meta principal a divulgação do novo filme "Star Wars - A Ascensão Skywalker". Todas as ações terão início neste mês de novembro. O avião com a nova pintura fará voos nos Estados Unidos, Canadá, América Central e Caribe.

Japonesa ANA já tem aviões de Star Wars desde 2015

ANA Star Wars - Divulgação - Divulgação
Três aviões da japonesa ANA com pinturas de Star Wars
Imagem: Divulgação

A japonesa ANA (All Nippon Airlines) é outra companhia que voa com aviões com pinturas especiais da saga Star Wars. A primeira aeronave foi apresentada em 2015 com os personagens R2-D2 e BB-8. Em 2017, um Boeing 777 recebeu uma pintura amarela e foi chamado de "C-3PO ANA Jet".

Com os aviões já em operação há alguns anos, a estratégia da Disney e da ANA para promover o novo filme está focada em novas ações voltadas aos passageiros. O serviço de bordo será totalmente personalizado, incluindo os copos de bebidas, encostos de cabeça dos assentos e até os uniformes dos comissários de bordo.

ANA Star Wars serviço de bordo - Divulgação - Divulgação
Serviço de bordo da ANA será personalizado com o tema de Star Wars
Imagem: Divulgação

O Boeing 777-200 "C-3PO ANA Jet" realiza apenas voos domésticos dentro do Japão, enquanto o Boeing 777-300 "BB-8 ANA Jet" voa principalmente para os Estados Unidos e o Boeing 787-9 "R2-D2 ANA Jet" faz voos para a Europa e outros países da Ásia.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias