PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Projeto propõe beliche para dar mais conforto na classe econômica de aviões

Projeto prevê a criação de beliches na classe econômica dos aviões - Divulgação
Projeto prevê a criação de beliches na classe econômica dos aviões Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Projeto desenvolvido na Holanda pela Delft University of Technology pretende criar áreas com beliches na classe econômica
  • O projeto é um dos indicados ao prêmio da Crystal Cabin Award deste ano
  • Em voo, assento poder ser reconfigurado para se transformar um beliche de três andares
  • Até o momento, o projeto da Delft University of Technology não despertou interesse de nenhuma aérea

Viajar na classe econômica dos aviões está longe de ser algo confortável, especialmente em viagens mais longas. Inúmeros projetos, porém, tentam mudar essa realidade. As propostas são as mais diversas possíveis, inclusive com uma nova área no porão de carga dos aviões.

Um novo projeto desenvolvido na Holanda pela Delft University of Technology pretende criar áreas com beliches na classe econômica para os passageiros dormirem mais confortavelmente durante as viagens. O projeto é um dos indicados ao prêmio da Crystal Cabin Award deste ano.

Apesar da indicação ao prêmio, o projeto da Delft não é dos mais bonitos. Pelas imagens divulgadas até o momento, as camas parecem mais cápsulas bem apertadas. Quem tem um pouco de claustrofobia pode ficar bastante incomodado ao entrar nesses espaços.

Delft cama 1 - Divulgação - Divulgação
Assentos serão reconfigurados somente após a decolagem do avião
Imagem: Divulgação

Durante os procedimentos de manobra, decolagem e pouso, os passageiros ficam acomodados em bancos para até três lugares. Já em voo, esse assento poderá ser reconfigurado para se transformar em um beliche de três andares. O acesso às camas mais altas é feito por uma escada lateral, mas os desenvolvedores do projeto garantem que até passageiros mais idosos conseguiriam subir.

A Delft University of Technology diz que as camas também serão bastante confortáveis. No interior da cápsula, haverá monitores de entretenimento, tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos, uma mesinha e um encosto inflável.

Delft cama 2 - Divulgação - Divulgação
No interior da cápsula, haverá monitores de entretenimento, tomadas, mesinha e encosto inflável
Imagem: Divulgação

Os desenvolvedores do projeto também terão de resolver um outro problema. De acordo com as imagens divulgadas até o momento, não há espaço para os bagageiros internos. Para ter mais conforto, os passageiros não poderão mais levar bagagem de mão a bordo do avião?

Até o momento, o projeto da Delft University of Technology não atraiu interesse de nenhuma companhia aérea. Com tantos outros projetos, é possível até mesmo que ele nunca saia do papel. A esperança para os passageiros é que há muita gente ao redor do mundo pensando em algo para deixar sua viagem na classe econômica mais confortável.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Novo Boeing 777X faz voo inaugural

Todos a Bordo