PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Todos a Bordo

Aviões coloridos: 10 aéreas que fogem do padrão de ter aviões brancos

Mango Airlines - Divulgação
Mango Airlines Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/12/2020 04h00

Nos últimos anos, os pátios dos aeroportos em todo o mundo ficaram visualmente monótonos. Não importa onde você esteja, os aviões das companhias aéreas têm quase sempre a mesma característica: são quase todos brancos. O pouquinho de cor serve apenas para marcar o nome da empresa.

Algumas companhias, no entanto, recusam-se a adotar esse quase padrão universal de pintura e preferem exibir aviões bem mais coloridos pelos aeroportos por onde passam. São companhias aéreas que voam com aeronaves pintadas de amarelo, azul, verde, laranja ou vermelho.

Há exemplos entre empresas tradicionais, como KLM, a mais antiga do mundo, e outras que ainda estão em fase de lançamento. No Brasil, a Itapemirim promete quebrar a monotonia com seus aviões amarelos.

Veja dez companhias aéreas que fogem do padrão e exibem aviões coloridos por onde passam. A seleção inclui apenas a pintura padrão das companhias aéreas, sem considerar os aviões com pinturas especiais.

Aer Lingus

Aer Lingus - Divulgação - Divulgação
Aer Lingus
Imagem: Divulgação

A companhia aérea irlandesa adotou as cores do país na pintura de seus aviões. A fuselagem das aeronaves é metade verde e metade branca. Na cauda, não poderia faltar a imagem de um trevo, outro símbolo da Irlanda. A companhia tem 50 aviões e opera voos para mais de 90 destinos.

Air Asia

Air Asia - Divulgação - Divulgação
Air Asia
Imagem: Divulgação

A Air Asia é uma companhia aérea de baixo custo presente em diversos países da Ásia. Foi fundada na Malásia, mas tem subsidiárias na Tailândia, Indonésia, Filipinas e Índia. São mais de cem aviões que se destacam com a pintura predominantemente vermelha. Apenas a parte frontal e uma pequena faixa próxima à cauda são brancas. A Air Asia já foi eleita diversas vezes a melhor companhia aérea de baixo custo do mundo.

Itapemirim

Itapemirim - Reprodução/montagem - Reprodução/montagem
ITA Transportes Aéreos
Imagem: Reprodução/montagem

Os primeiros aviões da empresa ainda não chegaram, mas a Itapemirim promete deixar os aeroportos brasileiros mais coloridos. A companhia já anunciou que os Airbus A320 serão todos pintados em amarelo, seguindo o mesmo padrão já adotado nos ônibus da empresa. A Itapemirim já operou voos cargueiros e seus aviões também eram amarelos.

KLM

klm - Divulgação - Divulgação
KLM
Imagem: Divulgação

A holandesa KLM é a companhia aérea mais antiga do mundo em operação, com 101 anos de existência. São 160 aviões, contando com a subsidiária regional KLM Cityhopper, que tem 49 aviões da Embraer. As aeronaves da empresa têm uma das pinturas mais reconhecidas no mundo. Os aviões são azuis na parte superior, somente com a barriga e a cauda na cor branca.

Korean Air

Korean - Divulgação - Divulgação
Korean Air
Imagem: Divulgação

Os aviões da Korean Air têm um esquema de pintura até parecido com os da KLM. A diferença está no tom bem mais claro de azul. Além disso, a cauda da Korean também é pintada. A empresa tem mais de 160 aviões, que vão desde o Airbus A220 até o A380, além de modelos da Boeing.

Kulula Air

Kulula - Divulgação - Divulgação
Kulula Air
Imagem: Divulgação

A Kulula é uma companhia aérea da África do Sul que resolveu apostar em uma pintura diferente para seus aviões. As nove aeronaves da frota são pintadas de verde. São apenas sete destinos, mas a empresa se destaca justamente por seus aviões chamativos.

Mango Airlines

Mango - Divulgação - Divulgação
Mango Airlines
Imagem: Divulgação

A Mango Airlines é outra companhia aérea da África do Sul que opera com aviões Boeing 737 coloridos. As aeronaves são pintadas inteiramente de laranja. A empresa faz voos de baixo custo dentro da África do Sul e apenas um voo internacional para Zanzibar (Tanzânia).

S7

S7 - Divulgação - Divulgação
S7
Imagem: Divulgação

A russa S7 Airlines já teve aviões com uma pintura mais discreta. Foi a partir de 2005 que as cores dos aviões começaram a mudar. Foi quando houve um reposicionamento da marca, que mudou até mesmo o nome da companhia de Siberia Airlines para o atual S7. A empresa tem cerca de cem aviões em sua frota, incluindo 17 Embraer 175.

Southwest

Southwest - Mark Ralston/AFP - Mark Ralston/AFP
Southwest
Imagem: Mark Ralston/AFP

A norte-americana Southwest é a maior companhia aérea de baixo custo do mundo. A empresa tem mais de 730 aviões Boeing 737. Todos eles são pintados de azul, com uma faixa vermelha que vai da parte inferior da fuselagem até a cauda. Fundada em 1967, a sede da empresa é em Dallas. A Southwest opera voos para mais de 110 destinos nos Estados Unidos e no exterior.

Spirit

Spirit - Divulgação - Divulgação
Spirit
Imagem: Divulgação

A Spirit é outra companhia aérea norte-americana de baixo custo. A empresa tem uma frota de mais de 130 aviões da família Airbus A320 pintados inteiramente de amarelo, com o nome da empresa em preto. A companhia tem voos para mais de 70 destinos nos Estados Unidos, Caribe e América do Sul.