Dois aviões C-17 Globemaster III estiveram recentemente no Brasil para trazer helicópteros para um exercício militar da FAB (Força Aérea Brasileira). O cargueiro, do mesmo modelo que decolou do aeroporto de Cabul (Afeganistão) com 823 pessoas a bordo em 15 de agosto, é um dos maiores do mundo.
Essa aeronave, que foi desenvolvida para o transporte de cargas e tropas, voou pela primeira vez em 1991 e entrou oficialmente em operação em 1993. Ele pode decolar levando até 74,8 toneladas, o que o torna um dos aviões com maior capacidade do mundo.
Sua envergadura (distância de ponta a ponta da asa) é de 51,7 metros, a altura é de 16,8 metros, e o comprimento, de 53 metros. Ele pode decolar pesando no total até 265 toneladas, somando a carga, o peso do corpo do avião e do combustível.
Atualmente, existem cerca de 275 desses quadrimotores voando pela Força Aérea dos Estados Unidos ou em países aliados. Cada unidade custa cerca de US$ 341,8 milhões (R$ 1,8 bilhão).
Inicialmente, o governo dos EUA previa que apenas 120 fossem comprados, mas, com o passar dos anos, esse número subiu, chegando a 223 em 2018 apenas para o país norte-americano.
A expectativa é que o modelo continue em operação até o ano de 2070.
Gigante
Seu compartimento de carga tem 26 metros de comprimento, 5,48 metros de largura e até 4,11 metros de altura. Com isso, ele é capaz de transportar tanques de guerra, dois helicópteros militares ou três veículos de combate maiores de uma vez,
Apesar do seu tamanho, o cargueiro precisa de apenas 2.359 metros de pista para decolar. O pouso pode ser feito em apenas 914 metros ou menos, em pistas com ou sem pavimentação.
A tripulação que opera o modelo também é reduzida, podendo ele voar com apenas piloto e copiloto, além de um mestre de carga (profissional responsável por embarcar e desembarcar o material transportado).
Seus sistemas de navegação são avançados, contando com quatro monitores de cristal líquido e navegação eletrônica digital.
Os sistemas de controle do voo eletrônico são redundantes, ou seja, em caso de falha, há um sistema reserva, e ainda é possível controlar o avião de maneira mecânica.
Resgates
O C-17 ganhou notoriedade recentemente devido às cenas envolvendo a saída dos Estados Unidos do Afeganistão. Em uma delas, o avião, que é projetado para transportar até 134 pessoas, decolou com 823 a bordo.
Em outras imagens, é possível ver afegãos se agarrando à fuselagem da aeronave em uma tentativa de deixar o país. Algumas pessoas caíram do avião em voo, e ainda há registros de um corpo preso ao trem de pouso da aeronave.
Também em agosto, uma mulher afegã deu à luz uma criança a bordo do C-17 em um voo de resgate.
Nele também foram transportados os corpos de soldados americanos que morreram em um atentado promovido pelo grupo Estado Islâmico Khorasan (ou Isis-K, na sigla em inglês), considerado inimigo do Talibã. Esse também foi o avião que encerrou a presença dos EUA no Afeganistão, partindo com o último militar do país, o major general Chris Donahue (posto equivalente ao de general de brigada/general de duas estrelas no Brasil).
Operação Tápio
No final de agosto, o C-17 Globemaster III esteve no Brasil para prestar apoio à operação Tápio, realizada pela FAB (Força Aérea Brasileira). O avião pousou na Base Aérea de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no dia 21, trazendo dois helicópteros HH-60 Pave Hawk da Força Aérea dos EUA.
Também foram trazidos cerca de 80 militares norte-americanos. Os aviões decolaram dia 29 de agosto de volta aos Estados Unidos com os helicópteros a bordo.
Segundo a FAB, esse intercâmbio de experiências contribui para possíveis participações do país em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).
Avião já esteve no Brasil antes
Não é a primeira vez que o C-17 vem ao país. Em 2018, o avião da Força Aérea dos EUA pousou em Natal (RN) para o Cruzex (Exercício Cruzeiro do Sul), realizado em conjunto pelas forças aéreas sul-americanas.
Ele também esteve em março de 2021 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e de Brasília (DF). O motivo do pouso não foi revelado à época.
Ficha técnica
Função: Cargueiro e transporte de tropas
Fabricante: Boeing
Motores: 4 motores Pratt & Whitney F117-PW-100 turbofan
Envergadura: 51,75 metros
Comprimento: 53 metros
Altura: 16,8 metros
Compartimento de carga: 26,8 metros de comprimento, largura de 5,48 m e altura mínima de 3,76 metros
Velocidade: 833 km/h
Altitude máxima de voo: 13 km
Distância máxima voada: ilimitada, desde que feito o reabastecimento em voo
Tripulação: Três (composta por piloto, copiloto e mestre de cargas)
Peso máximo de decolagem: 265 toneladas (soma dos pesos da da carga, do corpo do avião e do combustível)
Capacidade de transporte padrão: 102 soldados/paraquedistas, 36 macas e 54 pacientes/integrantes de equipe médica, ou 74,8 toneladas de carga. Ainda é possível transportar até 134 pessoas a bordo além da tripulação em um modelo específico de configuração
Preço unitário: US$ 341,8 milhões (R$ 1,8 bilhão).
Primeiro voo: 1991
Entrada em operação: 1993
Total em operação: cerca de 275 unidades, distribuídas em vários países
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.