PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chegada de Papai Noel em helicóptero já teve quedas, sequestro e tiroteio

Papai Noel chega de helicóptero para evento beneficente nos Estados Unidos - Andrew Barresi/13.dez.2015/Guarda Costeira dos EUA
Papai Noel chega de helicóptero para evento beneficente nos Estados Unidos
Imagem: Andrew Barresi/13.dez.2015/Guarda Costeira dos EUA

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/12/2021 04h00

Durante esta época do ano, é comum ver o Papai Noel chegar de helicóptero em vários lugares mundo afora. Uma das chegadas mais marcantes do bom velhinho de helicóptero no Brasil foi quando ele pousou no aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em 1965.

À época, o voo ganhou destaque em jornais, e é um dos registros mais antigos dessa prática no país, que se tornou um evento popular e durou anos, apenas mudando de local na cidade. Porém, mais do que um espetáculo para as crianças, esse tipo de evento já resultou em acidentes graves, roubo de helicóptero e até tiroteio. Veja alguns casos a seguir.

Quedas

Em 2011, um helicóptero que levava um Papai Noel caiu em Iguaba Grande (RJ). Também estavam no voo o então deputado estadual Miguel Jeovani e mais um passageiro, além do piloto.

A aeronave se preparava para pousar em uma festa que acontecia em uma praça quando perdeu o controle e bateu em um brinquedo inflável instalado no local, caindo em seguida. Os três passageiros sofreram ferimentos leves, e uma criança que estava no solo foi atingida pelo helicóptero e teve lesões graves.

Papai-noel - Evan Lichtenhan/Força Aérea dos EUA - Evan Lichtenhan/Força Aérea dos EUA
Papai Noel sobrevoa região dos Estados Unidos a bordo de um Bell UH-1, helicóptero famoso da Guerra do Vietnã
Imagem: Evan Lichtenhan/Força Aérea dos EUA

Em 2007, também houve um acidente similar envolvendo um piloto e três passageiros, sendo um deles o próprio Papai Noel. As investigações apontaram que a aeronave estava acima do peso, o que ocasionou a perda de controle e a colisão com o solo.

O helicóptero ficou seriamente danificado, mas todos a bordo saíram ilesos.

Sequestro e tiroteio

Em novembro de 2015, um homem armado vestido de Papai Noel sequestrou um piloto e roubou o helicóptero onde estavam. À época, o piloto disse que não suspeitou do homem fantasiado, já que o Natal estava próximo.

A aeronave partiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Mairinque (SP). Após o pouso, o piloto foi rendido e a aeronave roubada.

Em 2007, um helicóptero que ia participar de uma festa na favela Baixa do Sapateiro, no Rio de Janeiro, foi alvejado por dois tiros de fuzil. Isso aconteceu enquanto a aeronave sobrevoava a Vila do João, e o piloto decidiu voltar ao heliponto da empresa contratada para realizar o voo.

Ninguém se feriu, e o Papai Noel voltou para o local de carro.

Segurança na operação

Papai-noel - Divulgação/Alessandro Pereira/Helimarte - Divulgação/Alessandro Pereira/Helimarte
Helicóptero com Papai Noel decola do Campo de Marte, em São Paulo
Imagem: Divulgação/Alessandro Pereira/Helimarte

Segundo Rafael Parreira Dylis, gerente comercial e de operações aéreas na Helimarte Táxi Aéreo, toda essa operação tem de ser cercada de segurança, do início ao fim. Geralmente, como é uma operação rápida, o helicóptero que costuma ser escolhido é o Robinson R44, que pode levar até quatro pessoas a bordo.

Para se realizar esse voo, é preciso levar em conta que saco de brinquedos que o bom velhinho leva consigo costuma estar cheio, então, terá um peso a mais para a aeronave carregar. Outra coisa é que o próprio Papai Noel costuma ser um pouco mais gordinho que a média, e esse peso também deve ser levado em consideração na hora de planejar o voo.

Dilys ainda lembra que, como os pousos com essa personagem costumam ser feitos em locais abertos, como estacionamentos, quadras, campos de futebol etc., e não em helipontos, é preciso que uma equipe no solo prepare a segurança do local. Essa equipe irá garantir que o local esteja cercado, para evitar que pessoas e animais se aproximem do helicóptero.

"Imagine uma situação em que o piloto pousa, o Papai Noel desembarca e várias crianças começam a se aproximar com o helicóptero ainda ligado. Isso não pode acontecer, pois o rotor principal e o de cauda representam um grande perigo. Por isso é importante sempre ter alguém no local para fazer a segurança da operação e garantir que tudo ocorra bem", diz Dilys.

Táxi-aéreo tem de ser registrado

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem uma série de recomendações para quem for contratar o serviço de táxi-aéreo. Por meio do aplicativo Voe Seguro, é possível checar se a aeronave está autorizada e em dia para realizar o transporte de passageiros, incluindo o Papai Noel.

A contratação pode ser feita com operadoras de turismo ou por aplicativos. Entretanto, quem for operar o voo tem de ser uma empresa autorizada pela Anac.

PUBLICIDADE