! Marco Aurélio Garcia visita Cuba - 09/03/2011 - AFP - Economia
 

09/03/2011 - 21h28

Marco Aurélio Garcia visita Cuba

HAVANA, 9 Mar 2011 (AFP) -O assessor da presidência brasileira para assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia está em Cuba para realizar consultas políticas e analisar o projeto do porto de Mariel, apoiado por capital brasileiro, informou nesta quarta-feira a embaixada em Havana.

"Ele realiza consultas políticas com funcionários do governo e também sobre as obras do Mariel", disse um porta-voz da embaixada brasileira à AFP.

Marco Aurélio Garcia chegou a Cuba na segunda-feira passada, onde já conversou com o chanceler Bruno Rodríguez e com os ministros Rodrigo Malmierca, do Comércio e Investimento Estrangeiro, e Abel Prieto, da Cultura.

Este é o primeiro alto funcionário de Brasília a visitar Cuba após a posse da presidente Dilma Rousseff, em 1º de janeiro passado.

Sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil ofereceu um crédito de 300 milhões de dólares para a ampliação e a modernização do porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana.

A primeira parte do projeto, já em execução, compreende a construção de uma estrada e de uma ferrovia para ligar o porto a Havana.

Com Lula, o Brasil se transformou no segundo sócio de Cuba na América Latina, atrás apenas da Venezuela, somando 580 milhões de dólares de comércio bilateral em 2009.