UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/12/2012 - 08h44

Cidade chinesa constrói o maior edifício do mundo

Da AFP, em Pequim

A ambiciosa metrópole de Chengdu, símbolo da prosperidade do sudoeste da China, em breve mostrará seu poderio com um edifício descomunal cuja construção avança rapidamente.

O "Global Centre", um paralelepípedo de 100 metros de altura e 500 x 400 metros de largura, já é considerado por seus promotores como "o maior edifício do mundo".

Sua fachada externa está quase finalizada e um exército de trabalhadores atua no interior para criar um espaço onde caberão o equivalente a 20 óperas de Sydney, segundo os vereadores de Chengdu, uma megalópole de 14 milhões de habitantes.

Este complexo monumental, construído pelo promotor local China Exhibition and Travel Group, incluirá uma praia artificial com tobogãs gigantescos à beira de um mar de água doce.

O "Global Centre" deve estar finalizado antes do fórum internacional da revista americana Fortune, previsto em Chengdu de 6 a 8 de junho de 2013. O edifício provavelmente será inaugurado pelo novo número um chinês, Xi Jinping, na presença dos diretores de multinacionais de todo o mundo.

Este edifício terá uma superfície total de 1,7 milhão de m2 - em Washington, o Pentágono tem 600 mil m2 - 400mil m2 dos quais serão destinados a lojas de artigos de luxo.

No imóvel haverá escritórios, salas de conferências, um complexo universitário, dois shoppings, dois hotéis cinco estrelas, um cinema Imax, uma "aldeia mediterrânea", uma sala de patinação no gelo e um barco pirata.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host