IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção brasileira de milho deve cair 8% em 2013/2014

31/01/2014 06h00

A produção recorde de soja, que deve ser obtida em 2013/2014, trouxe impacto negativo para o milho. A oleaginosa "roubou" área do cereal nos principais estados produtores, resultando em projeções de queda na safra do milho.

Os dados mais recentes de consultoria Safras & Mercado indicam que a produção nacional deverá recuar 8%, passando de 82 milhões para 75,5 milhões de toneladas.

Na safra de verão, os produtores deverão colher 28,2 milhões de toneladas. Já na segunda safra, a expectativa é de uma produção de 41,3 milhões.

Mesmo com esta queda acentuada na disponibilidade do cereal, o país vai precisar trabalhar o seu excedente de oferta.

No ano passado, o país exportou 25 milhões de toneladas, com fortes números alcançados no final do ano. Para garantir o equilíbrio do mercado, as vendas ao exterior precisarão continuar em ritmo forte.

É importante frisar que, apesar dos embarques recordes, o Brasil carregará um estoque de passagem de 7 milhões de toneladas. Com as vendas do final de ano, este volume ficou abaixo do esperado.

A boa notícia é que com estes estoques a tendência é de problemas menores em termos de logística.

Para assegurar a continuidade das exportações, a ação do governo é, mais uma vez, essencial. Em primeiro lugar, será preciso manter a intervenção através dos leilões, principalmente as operações de Pepro.

Além disso, o governo terá obrigatoriamente que intensificar a busca por acordos comerciais, abrindo novos mercados, especificamente os compradores chineses.

A confirmação do tamanho da safra ainda depende de dois fatores. Na safra de verão, condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

Há ainda a expectativa de que a segunda safra, ou a safrinha, possa ter uma área plantada maior do que a esperada preliminarmente.

A segunda safra começou a ser plantada em Mato Grosso. Com o bom resultado das exportações, com os menores estoques e com a diminuição dos problemas de logística, existe a possibilidade de um maior plantio, o que, com condições benéficas poderiam motivar o produtor.

Mesmo com uma safra menor, o milho vai se consolidando como importante commodity brasileira. A consolidação da segunda safra e os recentes resultados das exportações confirmam esta tendência positiva.