IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços do boi gordo atingem recordes em plena safra

21/02/2014 17h03

A alta dos preços dos produtos agrícolas por conta da falta de chuvas também se estendeu à pecuária de corte. Os preços do boi gordo estão subindo nas principais praças de comercialização do país, com reflexo também nas cotações da carne no atacado.

O quadro climático neste início de 2014 vem trazendo um fator adicional à composição dos preços no mercado brasileiro de boi gordo. As cotações recordes em pleno período de safra são consequência de uma situação atípica neste verão brasileiro: a forte estiagem que assola a maior parte das regiões produtoras.

A estiagem atingiu as regiões de pastagem, não possibilitando o ganho de peso do gado. A oferta agora é limitada a algum gado suplementado e de Mato Grosso, Estado que manteve boas chuvas neste verão.

Há ainda um bom sintoma na demanda interna e na exportação. Os frigoríficos vão sendo obrigados a subir preços na tentativa de encontrar alguma oferta para atender os abates e também corrigiram preços no atacado diante da diferença forte de preços entre o boi e a carne.

A alta da carne no atacado pode contrair a demanda interna e talvez até a exportação, fato que pode manter algumas limitações para novas fortes altas. Por outro lado, há necessidade de melhoria das condições de chuvas para retomar a condição das pastagens ainda a tempo de ajudar o ganho de peso do gado.

Fevereiro vem sendo marcado por preços recordes no mercado de boi gordo, com níveis de R$ 120 a arroba em São Paulo, apesar de que alguns compradores ainda revelam sua capacidade adicional de compra a R$ 115 a prazo.

Existem muitos lotes chegando de Mato Grosso, única região, neste momento, com boi de bom peso para abate. Algumas ofertas de gado suplementado em pleno período de safra também vêm tentando abastecer os frigoríficos.

Com aumento consistente nos preços da carne, no milho, no café, na soja e no açúcar, a estiagem promete ser o grande impulsionador dos níveis inflacionários neste início de ano, em decorrência do impacto sobre as cotações agropecuárias.