IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produtores vão reforçar aposta no trigo em 2014

07/03/2014 11h22

O plantio de trigo deve ser a grande aposta das culturas de inverno em 2014, ganhando espaço do milho safrinha no Paraná. Com preços elevados, investimentos em tecnologia e melhor qualidade, o Brasil poderá colher a maior safra de trigo da história neste ano.

O primeiro levantamento de intenção de plantio de Safras & Mercado para a safra 2014/2015 de trigo aponta para uma elevação de 12,9% da área a ser plantada com o cereal, de 2,187 milhões para 2,468 milhões de hectares. Se as condições climáticas forem favoráveis, o país colherá 7,330 milhões de toneladas, um recorde para a produção.

No Paraná, o levantamento de intenção de plantio apontou para um incremento de 10% da área plantada, de 975 mil hectares para 1,17 milhão de hectares, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que nas duas últimas safras ocupara o posto de maior plantador nacional de trigo.

Apesar da quebra da safra anterior no norte e oeste do Estado, os preços remuneradores são o principal atrativo para uma maior aposta no cereal. O aumento da área se dará principalmente nas regiões norte e oeste do Estado, que vinham perdendo espaço para o milho safrinha.

Além da questão de mercado, o clima pode provocar o atraso no plantio da segunda safra de milho e muitos agricultores que estavam planejando plantar o milho safrinha estão migrando para o cultivo do trigo. Considerando que as condições climáticas serão favoráveis, a produção paranaense estimada é de 3,395 milhões de toneladas.

No Rio Grande do Sul, a primeira pesquisa de intenção de plantio aponta para um aumento de 6,3% na área plantada, subindo de 1,035 milhão de toneladas pra 1,1 milhão de toneladas. Além dos preços atrativos o produtor tem como incentivo uma melhor aceitação por parte da indústria nacional e o aumento da produtividade verificado nas últimas safras.

Produzindo mais por hectare o triticultor consegue uma redução do custo por quilograma plantado. Na parte agronômica, o trigo é a principal alternativa de rotação de cultura no inverno. O principal fator que impede uma maior aposta do produtor no trigo é a falta de liquidez que se verifica no mercado em muitos períodos.

Se considerarmos uma manutenção da produtividade média das lavouras do Rio Grande do Sul na última safra (3.044 kg por hectare), os gaúcho produziram 3,348 milhões de toneladas na próxima safra (um novo recorde de produção).