IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grandes eventos geram oportunidades de negócio para o empreendedor

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

04/06/2013 06h00

Estamos vivendo um período ímpar principalmente para negócios relacionados ao setor de serviços – que neste momento se destacam na preferência do empreendedor. As oportunidades ligadas a saúde, beleza, turismo e esporte figuram hoje entre as mais procuradas pelas pessoas que buscam abrir seu primeiro negócio.

Um dos fatores para esse movimento do mercado é a proximidade de dois eventos esportivos mundiais que serão sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Ernest & Young, estima-se que os investimentos para a realização desses eventos gerarão uma renda da ordem de R$ 63,48 bilhões.

O tamanho desse bolo tem mexido com o espírito empreendedor de muitas pessoas que, decididas a abocanhar a sua fatia, têm procurado investir em negócios ligados ao esporte, como escolas de futebol, lojas de tênis, artigos esportivos e academias.

O setor de turismo e hotelaria é outro que também vem ganhando bastante atenção dos investidores.

Além de movimentar a economia local, eventos dessa magnitude são responsáveis por gerar ótimas oportunidades não só para quem deseja começar a operar seu primeiro negócio, mas também para quem já atua no mercado.

O mercado de franquias, que hoje responde por aproximadamente 100 mil pontos de venda em todo o Brasil, traz várias oportunidades nestes segmentos – você pode ter acesso a essas informações nos portais www.franquia.com.br ou www.abf.com.br.

Mais do que informações sobre as marcas, valores de investimentos necessários, regiões de expansão, você poderá entender melhor o que é ser um franqueado, quais os deveres e obrigações, e o quanto você já esta preparado para dar esse importante passo na sua vida. 

Agora , se você já possui um negócio, não é necessário aguardar por eventos dessa magnitude para descobrir grandes oportunidades. O empreendedor deve estar sempre ligado no que acontece em sua cidade ou mesmo no bairro em que atua.

Deve procurar conhecer as datas comemorativas da região e entrar em contato com a prefeitura ou com entidades de classe para se informar sobre eventos locais, como festas típicas e feiras.

Muitas vezes, esses eventos regionais já são capazes de produzir alterações significativas no comportamento do consumidor, impulsionando a demanda e proporcionando ótimas oportunidades para aumentar o faturamento do seu negócio.

Com base nessas dicas, você conseguiria identificar as oportunidades que estão ao seu redor e traçar uma estratégia para aproveitá-las? Mas lembre-se que os grandes eventos são somente a cereja do bolo, pois o mais importante na hora de investir em um novo negócio é pensar a médio e longo prazo.