Topo

O Franchising feminino

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

10/09/2013 06h00

Já faz algum tempo que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho. Porém, apenas recentemente, estão descobrindo o mercado de franquias.

Na pesquisa anual que realizamos na Franchise Store sobre o perfil dos interessados em franquias, identificamos que 49% das franquias comercializadas hoje são administradas por mulheres. Há 5 anos, essa margem não passava dos 28%.

Relacionadas

As franquias, de início, eram vistas pelo mercado predominantemente masculino também como uma alternativa de ocupação para as mulheres que não estavam inseridas no mercado de trabalho.

Em pouco tempo, porém, o franchising se revelou um terreno promissor para as mulheres de espírito empreendedor, cujas habilidades naturais de gestão, resolução de conflitos e atenção aos detalhes não estavam sendo utilizados em sua totalidade.

Ao longo dos anos, as mulheres foram abandonando seus papéis coadjuvantes na administração dos negócios – em que muitas vezes apenas auxiliavam o marido – para serem protagonistas de muitas histórias de sucesso. Claro que o perfil da mulher empreendedora também mudou.

Vindas principalmente de áreas como vendas, recursos humanos e marketing, as empreendedoras de hoje chegam com um histórico profissional de sucesso na bagagem, buscando nas franquias uma alternativa de negócio rentável, e consideravelmente mais seguro, para atingir sua independência.

Compreendem a vantagem de investir em uma marca já conhecida, operando um modelo de negócio que já foi testado e comprovado pelo mercado.

À frente de uma unidade franqueada, lidando diretamente com todos os detalhes e atuando, ora como motivadora da equipe de vendas, ora como administrativo ou gerencial, as mulheres têm demonstrado ótima capacidade de adaptação, organização e bom relacionamento com os funcionários.

E isso, aos olhos dos franqueadores, é ótimo, pois muitos descobriram dentre elas gestoras eficientes e parceiras comprometidas com o sucesso da rede. Por esse motivo, é cada vez mais frequente o número de franqueadas que possuem mais de uma unidade.

As mulheres que optam por serem proprietárias de uma unidade franqueada, por sua vez, destacam a possibilidade de administrar o próprio tempo como uma das maiores vantagens que o mercado de franquias oferece, pois assim conseguem estar mais perto da família.

Outra vantagem mencionada é o suporte, já que as redes de franquias disponibilizam as ferramentas que possibilitam a operação e a gestão do negócio, além do apoio na localização do ponto comercial.

A entrada da mulher no universo das franquias aquece e enriquece o mercado como um todo, pois além da trazer novas abordagens para a gestão do negócio, também possibilitou o surgimento de grandes redes de franquias em segmentos característicos do universo feminino, como centros de estética, calçados e acessórios, cosméticos e lingerie.

Mas não para por aí, tanto que pela primeira vez na história da ABF (Associação Brasileira de Franchising) a presidência é hoje de uma mulher. O nome dela é Cristina Franco, fundadora da rede Bit Company e hoje diretora do Grupo Multi.

Portanto, convido as mulheres a mergulharem como empreendedoras neste mercado, que cada vez mais é de todos, feito para empreendedores que acreditam no seu potencial de realização.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Franchising feminino - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia