IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mulheres fazem segmento de saúde e beleza liderar crescimento em franquias

Filomena Garcia

Colunista do UOL

22/09/2015 06h00

Uma das perguntas mais frequentes dos investidores é: “qual é o segmento que mais cresce no franchising”?

No primeiro semestre de 2015, apesar da crise, todos os setores do mercado de franquias brasileiro tiveram um bom desempenho, com crescimento médio de 11,2% em relação ao mesmo período de 2014. Mas o segmento de saúde, beleza e lazer foi o grande destaque.

O segmento registrou alta de 24% no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento saltou de R$ 9,311 bilhões em 2014 para R$ 11,505 bilhões no mesmo período de 2015.

De academias de ginástica a clínicas de estética, clínicas odontológicas, farmácias e lojas de cosméticos, as franquias desse ramo têm se beneficiado pela preocupação crescente dos consumidores com a aparência, a saúde e o bem-estar – comportamento que não sofre grandes alterações mesmo em tempos de crise.

O crescimento também se explica pelo surgimento de franquias especializadas em um único serviço, como as redes focadas só em tratamento de sobrancelhas ou só em depilação, por exemplo.

Grande parte do consumo desses produtos e serviços é feita pelas mulheres. São elas as principais responsáveis por impulsionar esse mercado hoje, embora os homens tenham um papel cada vez mais relevante no setor.

A boa notícia é que empreendedores que buscam modelos de negócios para atender esse público encontram no mercado de franquias várias oportunidades. E são oportunidades que atendem não apenas as mulheres como consumidoras, mas também como empreendedoras.

Várias marcas que operam no varejo e vendem produtos para mulheres também preferem ter mulheres como franqueadas.

As redes escolhem as empreendedoras para operar suas franquias porque acreditam que as mulheres entenderão melhor as clientes e estarão mais alinhadas com os produtos e serviços oferecidos.

Para um negócio ter sucesso, é muito importante que o seu dono – ou, no caso, sua dona – tenha afinidade com a área em que trabalha. E, neste quesito, muitas empreendedoras têm realmente a cara da marca que representam e usam sua rede de contatos para impulsionar o desempenho da sua franquia.

Para quem tem afinidade com este mercado, as franquias do setor mostram ainda muito fôlego para crescer e apresentam, a cada dia, novas oportunidades e modelos de negócio para quem quer empreender.