IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Transforme uma ideia inovadora em ganhos, com debate sincero e verdadeiro

Marco Roza

Colunista do UOL

28/10/2015 06h00

É possível criar uma empresa de padrão mundial, capaz de “revolucionar o ensino formal, técnico e profissionalizante no Brasil e em todo o mundo” tendo como principal diferencial a complementação de talentos, que aprendam a confiar uns nos outros e a surpreender o mundo com a “criação de experiências virtuais emocionantes e divertidas que educam na prática”?

Talvez ao conhecer como alguns empreendedores sustentam suas empresas a partir da fé inabalável nas ideias, que amadureceram por meio de debate intenso, e a coragem de as colocar sob o crivo dos debates de seus parceiros e aliados, você passe a acreditar na filosofia prática que orienta Rawlinson Terrabuio. Ele é um dos donos da start-up Beenoculus, criada em janeiro de 2015.

Se você não acredita nessas “filosofices” de Rawlinson Terrabuio, saiba que o Banco Itaú, por meio de sua incubadora de negócios Cubo, já incluiu a Beenoculus entre suas empresas jovens que são permanentemente monitoradas, apoiadas e incentivadas.

Na minha interação com os “sonhos de Rawlinson”, descubro aos poucos, após muita reflexão – pois é muito difícil a gente aceitar inovações que batem de frente com nossos hábitos arraigados –, que é possível gerar muito mais valor quando se convergem talentos que aprendam a interagir na base da troca de ideias complementares.

Em discussões abertas, sem exigências formais, na busca constante do aprimoramento, da validação ou do descarte de ideias que eventualmente não sobrevivam aos testes da realidade.

Segundo Rawlinson Terrabuio, devem se debater ideias que sustentam os negócios de alma aberta, aprofundando perspectivas que nos ajudem a escapar dos padrões do escambo miúdo e egoísta de serviços e de tapinhas nas costas para conseguir nos agigantar para posicionar nossas empresas no Brasil e no mundo.

Eis algumas reflexões, produto dessas interações, que repasso para sua avaliação, se você tem muito talento e pouco dinheiro; uma boa agenda e uma fé inabalável na ideia inicial que sustentará seu produto e/ou serviço:

1. Ideias são hipóteses

Nunca tema dividir uma ideia com um parceiro seu; ideias são apenas hipóteses que para germinar e se tornar lucrativas, dependerão de muitos ajustes, de dedicação e a vinculação com ações práticas de vários profissionais, em variados estágios e ambientes para que sobrevivam (se sobreviverem) aos testes da realidade e se tornem lucrativas.

2. Ideias germinam com o debate

Por mais genial que seja sua ideia, se não existir contraponto, reflexão, debate e agressivo contraditório ela jamais será provada; e não se sustentará a ponto de ser colocada em prática.

3. A prática é o ventre das ideias

Não existe ideia salvadora, mas sim ideias que ao serem debatidas e testadas na prática, através de vários ângulos, o que exige o comprometimento de várias vivencias e visões de mundo, terá como germinar valores que poderão ser percebidos por nichos do mercado.

4. Ideias e verdade que liberta

A ideia que sustenta um empreendimento surge do debate verdadeiro, íntegro, honesto. Continuado ao longo da existência da empresa, em todas as suas etapas. Muitas vezes as discussões são dolorosas, pois rala egos sensíveis. Mas, ao emergir, assim como a verdade, a nova ideia nos libertará, coletivamente, pois como aprendi com Rawlinson Terrabuio, a ideia que dará certo dificilmente surgirá de reflexões solitárias.

5. Ideias custam muito pouco e geram muito valor

Aprendi também que, ao acreditarmos de fato na gestação de ideias, ao combinar talentos complementares, boa discussão e debate com a prática que testará as ideias sobreviventes, reduziremos custos dos projetos, com idas e vindas, erros e acertos. Com chances reais de surpreender o Brasil e o mundo.

Acreditei na defesa intransigente de Rawlinson Terrabuio e de sua equipe na prática de se discutir e se debater ideias. Por isso, divido com você essa reflexão.