Aprenda captar tendências para melhorar o desempenho de sua empresa
Quando a gente analisa a “fotografia” de uma empresa bem-sucedida, temos a impressão de que ela nasceu pronta, super bem-planejada, ajustada fielmente a uma estratégia ao longo de anos. E que soube superar com brilhantismo todas as adversidades.
Nada mais ingênuo.
Mas, por se ajustar à nossas expectativas de histórias de sucesso, esse tipo de “fotografia” continua a reforçar nossas ilusões de empreendedores de primeira viagem.
Quando começamos nossa jornada rumo ao surpreendente e instável universo de se organizar e manter viva uma organização, descobrimos o óbvio: uma empresa sobrevive ao se ajustar, constantemente, às tendências de mercado que seus gestores captam enquanto a administram.
Por mais ajustada que a empresa esteja a um nicho de mercado, por mais capital que tenha disponível, por mais pessoal altamente qualificado, mesmo assim, ou capta as nuances e tendências do mercado a que se dedica, ou perderá, gradativamente, competitividade.
Perderá, também, oportunidades pois é o vício em captar tendências que manterá o radar dos seus gestores sempre afinado com ajustes necessários, com mudanças de hábitos dos consumidores, com novos fornecedores ou novos parâmetros de custos.
É essa atenção e tensão permanentes que permitem a empresa viva se ajustar, evoluir e sobreviver.
Captar tendências e ajustar a empresa a novos nichos ou horizontes se transforma num vício gerencial ao longo da vida da empresa. Até cristalizar a imagem da empresa como um ícone de mercado, que nos impressiona e nos estimula a perseguir o mesmo modelo.
E, se enquanto tentamos copiar ficamos ansiosos, é porque nem sempre temos consciência de que toda empresa é uma história em desenvolvimento permanente.
Com altos e baixos, com dificuldades que mesmo aparentemente insuperáveis, desenvolveram a têmpera dos seus gestores que souberam ajustar a organização ao incorporar novos nichos, oportunidades, produtos e serviços ao modelo original da empresa.
Ou seja, os empreendedores de primeira viagem que aprenderem a captar e ajustar as tendências aos seus modelos iniciais de negócios conseguirão, talvez, um dia vincular seus nomes a uma empresa que se tornará ícone de mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.