! Governo de MG anuncia potencial de produção de nova jazida de gás natural - 23/06/2011 - EFE - Economia
 

23/06/2011 - 19h52

Governo de MG anuncia potencial de produção de nova jazida de gás natural

São Paulo, 23 jun (EFE).- O Governo de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira o potencial de exploração de uma jazida de gás natural na bacia do Rio São Francisco, calculado entre 7 e 8 milhões de metros cúbicos diários a partir de 2013, que equivale a 25% do gás que o Brasil compra da Bolívia, seu principal abastecedor.

A reserva, com capacidade entre 176,5 milhões e 194,6 milhões de metros cúbicos, está localizada na cidade de Morada Nova de Minas, e segundo a informação reduzirá o preço do hidrocarboneto pelo aumento da oferta.

Os poços serão explorados por um consórcio entre a empresa pública Codemig (com 49% de participação), a Orteng Equipamentos e Sistemas (30%), a Delp Engenharia (11%) e Imetame (10%).

Apesar da capacidade para vender a outros estados e países parte do gás, o governador Antonio Anastasia afirmou que a capacidade de exploração das reservas não modificará o projeto de construção de um gasoduto proposto pela presidente Dilma Rousseff.

A reserva se encontra em uma área investigada de 400 quilômetros quadrados, de um bloco de 2,9 mil quilômetros quadrados, e o volume de gás encontrado representa uma capacidade de produção para os próximos 25 anos.