! RSF pede esclarecimento de assassinato de jornalista no estado do Rio - 10/02/2012 - UOL Economia - EFE
 

10/02/2012 - 14h21

RSF pede esclarecimento de assassinato de jornalista no estado do Rio

Paris, 10 fev (EFE).- A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu nesta sexta-feira o esclarecimento do assassinato do jornalista Mário Randolfo Marques Lopes e de sua esposa Maria Aparecida Guimarães.

Jornalista e editor do site "Vassouras na Net", Lopes, de 50 anos, foi baleado junto com sua esposa na noite da quarta-feira passada em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, sete meses depois de ter sobrevivido a outro atentado.

"Apesar da prudência que é necessária, esperamos que estes antecedentes sejam levados em conta e explorados pelos investigadores", destacou em comunicado a organização defensora da liberdade de imprensa.

Acrescentou que Lopes era conhecido pelos inimigos que fez por conta das denúncias de corrupção que publicava em seu site, que em algumas ocasiões envolviam empresários e políticos locais.

O jornalista sobreviveu milagrosamente em julho do ano passado depois de levar cinco tiros de um homem mascarado.

O RSF lembrou que "vários dramas tingiram de luto à imprensa brasileira ao longo de 2011" e acrescentou que "o tratamento dos assuntos políticos sensíveis segue expondo os jornalistas ao perigo, principalmente em nível local".