! Banco Central prevê crescimento de 4% no quarto trimestre - 19/06/2012 - UOL Economia - EFE
 

19/06/2012 - 22h23

Banco Central prevê crescimento de 4% no quarto trimestre

São Paulo, 19 jun (EFE).- O presidente do Banco Central brasileiro, Alexandre Tombini, anunciou nesta terça-feira um crescimento da economia brasileira de 4% para o último trimestre deste ano e de 4,5% para o primeiro semestre de 2013.

"De acordo com os cálculos do próprio mercado, uma visão que compartilho, no quarto trimestre de 2012, o Brasil crescerá a um ritmo de 4% comparado com o mesmo período de 2011 e crescerá acima de 4,5% no primeiro semestre de 2013", disse Tombini em um ato realizado em São Paulo no 15º aniversário da revista "IstoÉ Dinheiro".

O presidente do BC destacou que a aceleração no crescimento econômico do país se ampara na demanda doméstica, apoiada pelos baixos níveis de desemprego, aumento da renda do trabalhador e queda da inflação.

Além disso, Tombini ressaltou a expansão moderada do crédito e o melhor acesso aos serviços financeiros de empresas e famílias.

Outro destaque do presidente do BC foram a adoção de medidas "cujos efeitos ainda não se manifestaram plenamente", como a redução das taxas de juros e a flexibilização das normas do depósito compulsório de bancos que, segundo ele, contribuem para melhorar a liquidez do sistema financeiro.