! Para 62,5% dos brasileiros, acesso ao crédito está mais fácil neste mês - 20/08/2010 - InfoMoney
 

20/08/2010 - 08h52

Para 62,5% dos brasileiros, acesso ao crédito está mais fácil neste mês

SÃO PAULO – Os brasileiros estão mais endividados em agosto e um dos motivos pode ser o fácil acesso ao crédito. De acordo com pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 62,5% dos entrevistados disseram que, neste mês, comprar a prazo está mais fácil.

A pesquisa mostra que 18,4% dos brasileiros disseram que está mais difícil comprar a prazo, ao passo que 11,1% dos entrevistados disseram que a facilidade para comprar a prazo é a mesma do ano passado.

Apesar de ainda ser alto o índice daqueles que disseram que a compra a prazo está mais fácil, o acesso ao crédito no mês caiu 1,2%, sendo que a maior redução ficou entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, que compraram a prazo 1,5% menos que em julho. Entre as famílias que recebem acima desse patamar, o acesso ao crédito caiu 0,4% neste mês.

Crédito favorável

O alto índice de facilidade de comprar a prazo, verificada na maior parte do País, deve-se a vários fatores, como taxas de juros, ainda favoráveis, e prazos longos. A pesquisa da CNC aponta que a taxa média de juros ao ano para compras a prazo alcançou os 40,4% - a menor taxa desde 2000. Já os prazos médios dos financiamentos fecharam em 527 dias, o segundo maior da série. 

Neste mês, 59,1% das famílias brasileiras estão endividadas. O percentual representa um aumento de 1,4 ponto percentual frente aos 57,7% registrados em julho.

Já o número das famílias inadimplentes ficou em 24,7% em agosto, taxa superior aos 22,8% registrados um mês antes.