! Expo Money: três fatores são importantes para escolher ação - 22/09/2011 - InfoMoney
 

22/09/2011 - 15h03

Expo Money: três fatores são importantes para escolher ação

SÃO PAULO - Para ter apenas preciosidades na carteira de ações, o especialista Fábio Majer, sócio-fundador da Majer&Majer, diz que é preciso observar três fatores: o perfil, a metodologia e muita disciplina.

"Se pegarmos um investidor de longo prazo, o ideal é que ele use análise fundamentalista, coloque um filtro baseado em alguns indicadores para conseguir eliminar o que não é bom para ele no momento, e aloque os recursos apenas nas ações que serão preciosidade para ele, e persistir nelas", afirma.

Mudanças
Majer, que na Expo Money 2011 realizou uma palestra com o tema Garimpando Ações, afirma que uma ação que hoje não é uma preciosidade, pode ser tornar uma em alguns meses, e vice-versa.

"Por isso é importante, de tempos em tempos, revisar a carteira. Até o Ibovespa, que reúne as principais ações da Bolsa, é revisado a cada quatro meses".

Quanto ao tempo em que a carteira precisa ser revisada, Majer afirma que depende do perfil. "Um investidor de longo prazo pode demorar mais de quatro meses para fazer uma revisão e descartar o que, para ele, não é mais uma preciosidade. Mas há investidores de curto prazo que não ficam um único dia sem fazer essa revisão. Cabe ao investidor descobrir qual o melhor timing para o seu perfil", finaliza.