! Fed de Chicago preocupa-se com uso excessivo de algoritmos no mercado - 18/09/2012 - InfoMoney
 

18/09/2012 - 19h37

Fed de Chicago preocupa-se com uso excessivo de algoritmos no mercado

SÃO PAULO - Os reguladores de mercado devem impor novas sanções às corretoras que usam algoritmos de uma maneira "fora do controle", após o uso excessivo destas tecnologias no mercado financeiro ter abalado a confiança dos investidores, de acordo com um estudo do Federal Reserve de Chicago. 

De acordo com o estudo, os reguladores têm articulado com estas firmas melhores práticas para manejo de riscos, mas muitas destas falharam em implementar as recomendações ou terceirizaram os serviços às outras firmas. Este relatório foi enviado após a Nyse (New York Stock Exchange) ter sido multada pela SEC (Security Exchange Comission) - a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana - na última semana, em meio às alegações de que enviou certas informações mais rápido para alguns clientes do que para outros.

Um caso emblemático ocorreu em maio na Nasdaq, a bolsa tecnológica dos EUA, quando um erro técnico no sistema de cancelamento de ordens de compra e venda atrasou o IPO do Facebook em cerca de 30 minutos. Por conta disso, os investidores ficaram sem saber se haviam concluído as operações nesse intervalo, e qual foi o valor transacionado.

Procurando limites 
Além disso, a SEC também está procurando limitar o tipo de comércio volátil operado por esses algoritmos matématicos. De acordo com o relatório, este ajudou a conduzir a crise de liquidez e propiciou o flash crash que sacudiu os mercados mundiais em maio de 2010. 

O Fed de Chicago ressaltou a sua preocupação com o fato de algumas empresas  não possuírem "processos rigorosos para o desenvolvimento, testes e implantação de código utilizado em seus algoritmos de negociação" e que algoritmos "fora de controle" são mais comuns do que o previsto antes da estudo.

Dentre as descobertas reportadas no relatório, estiveram algumas estratégias de negociação que foram implantadas através de ajustes no código antigo, colocando-o em produção novamente em questão de minutos.

Como resolução para os problemas, o relatório do Fed de Chicafgo sugere a imposição de limites sobre o número de ordens de operações e de papéis, além de um mecanismo para interromper a operação em um ou mais níveis. Além disso, as definições de posições feitas nas negociações intradiárias pelos reguladores para que uma empresa possa tomar durante uma sessão também são apontadas como uma solução possível.