! Vendas de videogames crescem mais que as de smartphones no Brasil - 19/11/2012 - InfoMoney
 

19/11/2012 - 12h58

Vendas de videogames crescem mais que as de smartphones no Brasil

SÃO PAULO – Os videogames foram os produtos que registraram maior aumento nas vendas entre os brasileiros de acordo com estudo da GFK que avaliou 71 categorias de produtos no Brasil. 

Embora os consumidores ainda comprem muito smartphone, no comparativo entre o acumulado de janeiro a agosto de 2011 - com o mesmo período de 2012 - , os games apresentaram crescimento de 126,8% no faturamento, seguidos pelos tablets (122%) e TVs de LED sem 3D (79,6%). Os telefones inteligentes apresentaram crescimento de 45% no faturamento no período. 

Ainda segundo o levantamento, a situação econômica favorável da classe C, a facilidade de acesso ao crédito e os incentivos fiscais do governo federal para aquisição de vários produtos eletroeletrônicos (Lei do Bem) contribuíram para que o faturamento do setor de eletrônicos saltasse de R$ 53,4 bi entre janeiro e agosto de 2011 para R$ 54,3 bi no acumulado do mesmo período de 2012. A análise mostra que o consumo na região Nordeste foi o que mais cresceu. 

Lojas especializadas perdem espaço
O estudo revelou ainda que as vendas no canal generalista – que inclui lojas de departamentos e hipermercados, entre outros – cresceram 28,4% enquanto houve queda de -4,2% no faturamento de lojas especializadas (que contempla as lojas de Eletrônicos, Telecom, Foto e Informática). 

Além da Linha Branca, no canal generalistas também se verifica uma evolução expressiva nas Linhas de Portáteis, Telecom e Linha Marrom.

Veja mais