27/02/2012 - 11h15

Saiba como identificar a concorrência e se diferenciar no mercado

Do UOL, em São Paulo

Como identificar meus concorrentes?

A concorrência é composta por todas as empresas formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo que o seu. Para ser considerada concorrente, uma empresa precisa possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais às que os seus produtos e serviços pretendem atender.

Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, que pode se iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade. Em cidades ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência é uma detalhada visita aos locais dos empreendimentos.

Como reconhecer os pontos fracos e fortes da concorrência?

Para analisar os concorrentes, o empresário deve avaliar os pontos fortes e fracos dos seguintes parâmetros:
- Produto: qualidade, desempenho, embalagem.
- Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines.
- Preço: valor, formas de pagamento, prazos, financiamento.
- Divulgação: intensidade, meios utilizados, frequência.
- Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de atendimento.
- Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota.
- Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.

O que é o diferencial competitivo?

Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. Diferenciais competitivos somente têm valor quando o mercado consumidor percebe essas vantagens. Por isso, além de possuir esses diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos não aumentam as vendas.

Como  avaliar a aceitação de um produto ou serviço pelo mercado consumidor?

É necessária a realização de uma pesquisa junto ao seu público-alvo que deve incluir perguntas sobre os principais aspectos de qualidade (design, embalagem, durabilidade) e desempenho do produto (aplicação, rendimento), além de uma percepção de valor, para direcionar o preço futuro.

Em que uma pesquisa de mercado pode ajudar minha empresa?

As pesquisas de mercado visam basicamente:
- dar subsídios para as decisões da empresa, reduzindo riscos.
- detectar ou dimensionar oportunidades ou problemas para o negócio.

Fonte: "As 40 perguntas mais frequentes dos empresários", Sebrae-SP.