A Azul Trip, holding da fusão entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas, confirmou há pouco, em entrevista coletiva, que a marca Azul vai prevalecer na companhia resultante da união entre as duas empresas.
O nome Trip na comunicação visual aos passageiros e nas aeronaves será descontinuado, permanecendo apenas uma referência visual da companhia regional no novo logotipo. A mudança foi antecipada pelo jornal Valor na edição de hoje.
O novo logotipo da Azul passará por modificações. A letra U, na palavra Azul, será grafada com um tom da cor azul contrastante das demais letras A, Z e L. O objetivo é remeter ao logotipo atual da Trip, que tem a letra I grafada em tonalidade diferente das demais letras da marca. Segundo executivos presentes no anúncio da nova marca, o objetivo de grafar a letra U com um tom diferente é também mostrar a "união" das duas empresas, que anunciaram uma fusão societária no dia 28 de maio. Outra modificação será a extinção da expressão "Linhas Aéreas Brasileiras" da marca Azul.
"Os uniformes trazem grande carga emocional para as companhias. Ao invés de partir para um uniforme novo, ai haverá uma integração", afirmou o diretor de comunicação, marca e produto da Azul, Gianfranco Beting. Segundo ele, em diferentes áreas serão adotados os uniformes de uma empresa. O pessoal de solo, como atendentes de check-in, por exemplo, adotarão o uniforme da Trip. Os funcionários de manutenção, por sua vez, usarão os uniformes da Azul. A roupa padrão dos pilotos ainda está em definição. Para os comissários, a estilista Teresa Santos, que desenhou os uniformes para a equipe de solo da Trip, desenvolverá um novo padrão.
A fusão societária entre a Azul e a Trip foi anunciada no dia 28 de maio. Os acionistas da Azul terão 67% de participação na holding, enquanto os da Trip ficarão com os 33% restantes. Juntas, as duas companhias operam 800 voos diários.
"Marca mexe muito com a emoção das pessoas. A marca Trip é de 1998, uma alusão à nossa origem, em Campinas. Eu fui o criador dessa marca e estou muito contente por anunciar que decidimos por uma marca associada", afirmou o presidente-executivo da Trip, José Mario Caprioli.
(Com informações do Valor)