! Pequenas siderúrgicas da China cortam produção, diz analista - 15/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/09/2009 - 07h44

Pequenas siderúrgicas da China cortam produção, diz analista

Por Alfred Cang e Tom Miles

XANGAI, 15 de setembro (Reuters) - Algumas pequenas siderúrgicas na principal província produtora de aço da China cortaram produção por causa de preços menores do produto, afirmou um analista do Macquarie Bank na terça-feira, citando fontes da indústria local.

A decisão das usinas da província de Hebei vai reduzir a produção de aço bruto da China em setembro em duas a três milhões de toneladas, ante o recorde de 52,33 milhões de toneladas em agosto. A estratégia na província pode marcar o início de uma onda de cortes, afirmou o analista Henry Liu, do Macquarie.

"O fator principal é preço", disse Liu à Reuters. "Grandes siderúrgicas podem aderir ao corte de produção se os preços domésticos caírem mais, mas até agora os preços no mercado à vista ainda estão maiores que os custos de produção das grandes usinas."

Depois de atingir uma máxima em 10 meses em agosto, os preços de aço na China tombaram cerca de 10 por cento, pressionando os preços de minério de ferro e incentivando siderúrgicas a reduzir seus preços.

"Cerca de 30 usinas de pequena e média escala desligaram fornos em Hebei", disse Liu, citando que a produção ainda está normal em grandes produtoras como a Hebei Iron and Steel, controladora da Tangshan e Handan.

A China é o maior produtor de aço do mundo e tem registrado recordes este ano apesar do colapso dos mercados de exportação e ameaça de excesso de oferta no mercado doméstico, que tem mais capacidade de produção que demanda.

A Angang Steel, uma importante produtora de aço no norte da China, anunciou na segunda-feira que vai cortar preços de outubro em até 13 por cento em relação a setembro, seguindo medidas similares adotadas por rivais domésticos como Baosteel e Wuhan Steel.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host