! Economia forte manterá lucro dos bancos em alta no Brasil, diz Fitch - 23/09/2010 - Reuters - Economia
 

23/09/2010 - 16h20

Economia forte manterá lucro dos bancos em alta no Brasil, diz Fitch

SÃO PAULO, 23 de setembro (Reuters) - A performance dos bancos brasileiros refletiu a forte recuperação da economia do país, e a expectativa é de que a lucratividade siga vigorosa nos próximos trimestres, segundo a agência Fitch.

Embora considere improvável que as operações de crédito retomem o ritmo de expansão observado antes da crise de 2008, a agência avalia que a combinação de economia aquecida e farta liquidez induz a um cenário bastante positivo para o setor.

"A lucratividade deve seguir forte, puxada pelo crescimento dos empréstimos, embora as margens tendam a ser menores, devido ao aumento da concorrência", disse a Fitch. "Porém, os custos menores de captação e o aumento dos volumes devem ajudar."

Segundo a Fitch, o Brasil está bem posicionado para se recuperar completamente dos efeitos da crise e mais preparado para eventuais novas crises de liquidez.

Os comentários da Fitch vêm no mesmo dia em que o Banco Central divulgou, mais cedo, seu mais recente Relatório de Estabilidade Financeira, no qual considerou que os bancos brasileiros estão preparados para aumentar a oferta de crédito e enfrentar situações extremas de estresse sem prejuízos às exigências de segurança de Basileia.


(Por Aluísio Alves)