UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/12/2010 - 14h30

África do Sul é convidada a integrar o Bric

JOHANNESBURGO, 24 de dezembro (Reuters) - A China convidou a África da Sul para integrar o grupo de quatro países emergentes Bric, confirmou um ministro nesta sexta-feira.

O país recebeu o convite para fazer parte do grupo -formado por Brasil, Rússia, Índia e China- do ministro das Relações Exteriores chinês, informou em comunicado a ministra das Relações Internacionais da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane.

A China, principal parceira comercial da África do Sul, convidou o presidente sul-africano, Jacob Zuma, para participar da reunião de cúpula com líderes do Bric que Pequim vai organizar no próximo ano, acrescentou Nkoana Mashabane.

"A China acredita que a entrada da África do Sul pode promover o desenvolvimento do Bric e aumentar a cooperação entre as economias emergentes", explicou ela.

A África do Sul é a 31ª maior economia do mundo, segundo dados do Banco Mundial divulgados em 2009.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse durante uma reunião que a África do Sul entrou com pedido de entrada ao Bric durante encontro de líderes do G20 em novembro, em Seul.

A economia sul-africana deve crescer cerca de 3% neste ano, projetou o governo.

Alguns investidores têm feito aplicações em ativos com base na classificação do Bric e a influência financeira global de todos os países membros do grupo ganhou força nos últimos anos.

Hospedagem: UOL Host