! Polícia fecha acampamento de protesto em Oakland, nos EUA - 25/10/2011 - Reuters - Economia
 

25/10/2011 - 16h05

Polícia fecha acampamento de protesto em Oakland, nos EUA

SAN FRANCISCO (Reuters) - A polícia dispersou manifestantes do movimento "Occupy Wall Street" em Oakland, na Califórnia, nesta terça-feira, desmontando um acampamento perto da prefeitura que foi palco de duas semanas de manifestações, disse uma porta-voz da cidade.

A porta-voz de Oakland, Karen Boyd, disse ignorar quantos manifestantes foram detidos na ação na praça Frank Ogawa.

"Nós controlamos a praça, estamos no processo de mobilização para limpeza", disse Boyd.

A prefeitura informou em comunicado que tinha advertido na quinta-feira passada os manifestantes para que não acampassem mais na praça. Outros avisos foram emitidos na sexta e segunda-feira. As manifestações serão permitidas durante o dia.

Autoridades locais disseram que a polícia começou a limpar a praça por volta de 4h30 da madrugada (9h30 em Brasília) e que tinha "controlado" a área em uma hora.

Empresas foram solicitadas a atrasar o horário de abertura nesta terça-feira e os funcionários públicos foram aconselhados a retardar a chegada ao trabalho. A estação ferroviária nas proximidades da praça foi fechada, e os ônibus, redirecionados temporariamente, de acordo com a prefeitura.

O protesto era uma versão do movimento lançado há mais de um mês em Nova York, chamado "Occupy Wall Street". Os protestos se concentram na indignação provocada pela ajuda do governo a grandes bancos e ao alto índice de desemprego persistente.

Centenas de manifestantes foram presos em Nova York desde o início dos protestos. Houve também prisões em outras cidades norte-americanas.

Na semana passada, a polícia de Chicago prendeu 130 manifestantes em Grant Park, local de manifestações durante a convenção democrata de 1968, e outras 15 pessoas em um protesto na Filadélfia.

 

Veja mais