UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/12/2011 - 15h40

Brasil levará até 20 anos para ter padrão europeu, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que, apesar de o Brasil estar crescendo a taxas superiores aos países desenvolvidos, vai levar entre 10 e 20 anos para alcançar um padrão de vida europeu. 

"Vamos ter de continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente", disse Mantega, conforme nota distribuída pela assessoria de imprensa. 

O ministro reafirmou que neste momento de crise, centrada sobretudo nos países da zona do euro, os países emergentes vão ter uma expansão econômica superior à dos ricos. 

"Os países que mais vão crescer são os emergentes, como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", sustentou, segundo consta da nota. 

O Brasil hoje é um país mais "respeitado e cobiçado", disse Guido Mantega. "Tanto que os investimentos estrangeiros diretos devem somar US$ 65 bilhões este ano", afirmou, citando previsão do Banco Central. 

O ministro da Fazenda já havia dito que o Brasil se tornaria a sexta maior economia do mundo em 2011 e que o objetivo era ultrapassar a França para se torar a quinta maior economia nos próximos anos. 

(Reportagem de Tiago Pariz)

Veja mais

Hospedagem: UOL Host