! Ritmo de crescimento do país deve diminuir no 2º semestre, nota Serasa - 26/04/2010 - Valor Online
 

26/04/2010 - 09h49

Ritmo de crescimento do país deve diminuir no 2º semestre, nota Serasa

SÃO PAULO - Se a atividade econômica brasileira vinha crescendo a um ritmo superior a 7% ao ano nos primeiros meses de 2010, o mesmo não deve se repetir no segundo semestre, revelou pesquisa da Serasa Experian. A partir de julho, a taxa de crescimento do país deve girar em 5% ao ano.


Isso porque o indicador de perspectiva econômica, que antevê, em um horizonte de seis meses, o comportamento da economia, caiu 0,3% em fevereiro, na comparação com janeiro. Trata-se da terceira queda mensal consecutiva.
O resultado indica que o atual ritmo de crescimento econômico irá se desacelerar, no curto prazo, conforme explicação da Serasa Experian.

Segundo os economistas da entidade, essa desaceleração ocorrerá em função da elevação dos recolhimentos compulsórios sobre os depósitos bancários; do fim ou da redução de incentivos fiscais para a compra de bens duráveis; de cortes no Orçamento Geral da União para recompor o superávit primário e do início de um novo ciclo de aumento da taxa básica de juros a partir deste trimestre.

(Karin Sato | Valor)