! Brasil crescerá, em média, 5,8% nos próximos anos, afirma Mantega - 09/09/2010 - Economia - Notícias - Valor
 

09/09/2010 - 18h49

Brasil crescerá, em média, 5,8% nos próximos anos, afirma Mantega

RECIFE - Após afirmar que o Brasil já atingiu o estado de bem-estar social, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o crescimento econômico observado nos últimos anos possibilitou ao povo que abandonasse o "complexo de vira-latas", expressão de autoria ao escritor Nelson Rodrigues.

De acordo com o ministro, o crescimento da capacidade de consumo da população permite dizer que o Brasil chegou ao estágio inicial do célebre "well fare state". "Como feliz não é uma expressão econômica, podemos dizer que o brasileiro está mais satisfeito", frisou Mantega.

De acordo com ele, a economia brasileira já reuniu condições para crescer, com inflação controlada, algo em torno de 5,8% nos próximos anos, em média. Ele lembrou, porém, que a renda per capita do brasileiro ainda é cerca de quatro vezes inferior a dos países desenvolvidos. "Há muito o que evoluir", ponderou.

Para este ano, Mantega reforçou as previsões oficiais de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para algo entre 7% e 7,5%. A inflação medida pelo IPCA, segundo ele, ficará ao redor de 5%.

O ministro manifestou ainda preocupação com com a falta de mão de obra qualificada no país, tida como um dos possíveis entraves ao crescimento futuro. Ele lembrou que o Brasil está tendo que importar trabalhadores capacitados e que deverá superar esse gargalo para seguir crescendo.

(Murillo Camarotto | Valor)