! Leia comunicado da Faber-Castell sobre denúncia contra borracha - 28/02/2008 - UOL Economia
 

28/02/2008 - 16h48

Leia comunicado da Faber-Castell sobre denúncia contra borracha

Da Redação

Em São Paulo
A Faber-Castell divulgou nesta quinta-feira um comunicado sobre a denúncia da Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor Pro Teste, de que a borracha "TK Plast" possui alta concentração de susbtância tóxica.

Veja abaixo a íntegra do comunicado
:

"Esclarecimento ao público

Com relação ao teste divulgado pela imprensa, que indica a presença do componente químico ftalato nas borrachas TK Plast Faber-Castell, gostaríamos de esclarecer que:

A Faber-Castell sempre se preocupou com a qualidade e segurança de todos os seus produtos, realizando testes rígidos de qualidade, sempre alinhada com práticas que visam à saúde e o bem-estar de seus consumidores.

Reforçamos ainda que, mesmo antes da portaria que efetivamente entrará em vigor em 01 de abril de 2008 e que determina o limite de uso do componente, as borrachas TK Plast sempre estiveram em conformidade com as normas em vigência do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e receberam a aprovação pela Duke University e pela ACMI (The Art & Creative Materials Institute, Inc.), órgãos de controle toxicológico e de qualidade de produto dos EUA em 2003 e 2004, respectivamente.

Vale ressaltar que não existem estudos conclusivos sobre os riscos à saúde decorrentes do uso de ftalato, sendo que nos EUA ainda não há uma legislação de restrição ao seu uso, e a Comunidade Européia, como medida preventiva, determinou a retirada desse componente.

A Faber-Castell agiu pró-ativamente e retirou esse componente da fórmula da borracha TK Plast, a partir do dia 13 de setembro de 2007. As demais borrachas da Faber-Castell Brasil nunca contiveram esse ingrediente em suas fórmulas.

A Faber-Castell continua assegurando a qualidade e segurança de suas borrachas dentro das especificações e normas técnicas atuais, mas para trazer ainda maior tranqüilidade a todos, consumidores e clientes que possuírem o produto em sua casa ou loja e tenham dúvidas a respeito ou apenas desejarem substituir sua borracha TK Plast fabricada em data anterior a 13 de setembro de 2007, por favor entrem em contato com nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) através do 0800 772 0025 ou pelo site www.faber-castell.com.br.

Reiteramos nosso compromisso de respeito às pessoas e nossa conduta ética na gestão dos negócios."