! Rentabilidade dos bancos aumenta na gestão Lula, mostra pesquisa - 15/05/2008 - UOL Economia
 

15/05/2008 - 12h25

Rentabilidade dos bancos aumenta na gestão Lula, mostra pesquisa

Da Redação

Em São Paulo
Os bancos brasileiros com ações na Bolsa atingiram no primeiro trimestre deste ano a maior rentabilidade desde 1995, segundo pesquisa realizada pela consultoria Economatica (veja gráfico no fim deste texto).

Bancos dos EUA: metade da rentabilidade dos brasileiros
Você esperava que um governo de "esquerda" favorecesse os bancos?

Rentabilidade ou retorno é uma conta utilizada para definir quanto uma empresa ganhou em comparação com seu patrimônio líquido num determinado período. Para fazer isso, é só dividir o lucro líquido total da empresa pelo patrimônio líquido total que ela possuía na mesma época. O resultado, em percentual, será o retorno sobre o patrimônio líquido.

O estudo fez uma comparação do desempenho dos bancos nos períodos Fernando Henrique Cardoso (de 1995 a 2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (de 2003 até o primeiro trimestre de 2008).

Os números consideram os resultados do primeiro trimestre de cada ano (com o lucro acumulado nos 12 meses anteriores) e o patrimônio médio dos dois anos anteriores.

A constatação foi de que, durante a gestão Lula, a rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) das instituições bancárias aumentou. Com exceção de 1995, em todos os anos do governo FHC o desempenho dos bancos foi inferior a qualquer momento da gestão atual.

No último ano da administração FHC (2002), a rentabilidade dos bancos foi de 10,09% no primeiro trimestre. No primeiro ano do governo Lula (2003), o primeiro trimestre já deu um salto de 51,5%, indo para 15,29%.

Agora o primeiro trimestre de 2008 atingiu a rentabilidade de 21,94%.

Nos Estados Unidos, o desempenho dos bancos iniciou em 2004 uma queda acelerada. O recuo se intensificou no primeiro trimestre deste ano, quando grandes instituições financeiras anunciaram novas perdas com a crise de crédito.