UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

21/10/2008 - 11h21

Fed lança mecanismo para ajudar fundos mútuos

Washington, 21 out (EFE) - O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou hoje um mecanismo de financiamento para a compra de ativos dos mercados de fundos mútuos, onde milhões de pessoas nos Estados Unidos depositam suas economias para a aposentadoria.

O Programa de Financiamento de Investidores em Mercados de Dinheiro (MMIFF, em inglês) ajudará, segundo o Fed, a "aliviar as pressões no mercado de dívida de curto prazo".

Os fundos mútuos, que perderam quase um quarto de seu valor em um ano, tiveram dificuldades para vender títulos de curto prazo para satisfazer os pedidos de resgate e atender às suas necessidades de balanço de carteira.

"Ao facilitar as vendas de instrumentos de mercado de dinheiro no mercado secundário, o programa MMIFF deverá melhorar a liquidez dos investidores nesse mercado, aumentando sua capacidade para atender aos pedidos de resgate", disse o banco central americano em comunicado.

No último ano, o Fed e o Departamento do Tesouro injetaram centenas de bilhões de dólares para "manter a liquidez" dos mercados financeiros, sustentaram com garantias a liquidação de bancos em crise e a nacionalização parcial de hipotecas, seguros e bancos privados.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host