UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/04/2009 - 13h46

GM lança protótipo de veículo elétrico de duas rodas

Da Redação

Em São Paulo
Dois dias depois de o novo presidente da General Motors dizer que está disposto a declarar a quebra da empresa, a fabricante de automóveis norte-americana agora dá sinais de que ainda não está morta.

A companhia lançou, nesta terça-feira, o protótipo de um veículo elétrico, de duas rodas, que pretende ser uma resposta às novas necessidades de transporte urbano.


A novidade, chamada Puma, foi desenvolvida junto com a fabricante Segway, empresa que já lançou 60 mil unidades de veículos elétricos de duas rodas que se mantêm em equilíbrio por um sistema de giroscópios.

07.abr.09 - Emile Wamsteker/AFP
Protótipo do Puma é exibido nas ruas de Nova York nesta terça-feira. Fotos

Segundo a GM, o Puma permitirá que as pessoas "andem dentro das cidades com mais rapidez, segurança, limpeza e silêncio, e por um custo inferior".

O nome nada tem a ver com o antigo carro esportivo brasileiro homônimo, mas sim com "Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana", que significa sua sigla, em inglês.

As duas empresas disseram que o custo de operação do Puma deve ficar entre um terço e um quarto do que hoje custa um veículo convencional.

O Puma tem dois lugares, pode viajar a uma velocidade de até 56 km/h e tem autonomia pequena, de apenas 56 quilômetros, antes de serem recarregadas as baterias, de íon-lítio, que alimentam dois motores elétricos.

Ao contrário dos veículos produzidos atualmente pela Segway, no Puma os passageiros andam sentados e o veículo é guiado por um pequeno volante.

Além disso, segundo os fabricantes, ele foi pensado para interagir com outros veículos, de modo que se evitem acidentes, e para funcionar conectado a uma rede de comunicações, como a internet, para facilitar sua circulação pelas cidades, evitando congestionamentos.

(Com informações da Efe)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host