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12/09/2009 - 07h00

Anúncios na internet têm efeito mesmo quando não são clicados, mostra pesquisa

Da Redação

Em São Paulo
Os anúncios na forma de banner na internet têm impacto mesmo quando não são clicados, mostra pesquisa da comScore, empresa norte-americana líder em medição de audiência na web. "Esqueça o clique", conclui o estudo.

A pesquisa, que analisou o efeito de 139 campanhas publicitárias, desafia o senso comum de muitos anunciantes que consideram os cliques como principal elemento para avaliar o resultado da publicidade.

A comScore trabalhou com dois grupos de internautas: os que não foram expostos a anúncios online (chamado grupo de controle) e os que foram (grupo de teste).


Os banners online provocaram um aumento de 66,6% no número de pessoas que acessaram o site dos anunciantes, quando se comparam os grupos dos que viram e dos que não viram o banner na primeira semana de veiculação (veja gráfico abaixo).


Mesmo um tempo após o início das campanhas, o impacto dos banners continuou, segundo a pesquisa.

Considerado o período de até quatro semanas após a primeira exposição do anúncio, a publicidade online elevou as visitas ao site do anunciante em 45,7%, uma vez que 6,6% do grupo que viu o anúncio visitou o site, enquanto 4,5% do grupo que não viu a peça publicitária fez a visita.

Para entender o real efeito das campanhas pela internet, os anunciantes "precisam medir o impacto da publicidade ao longo do tempo, e não apenas imediatamente", disse ao UOL Economia o presidente do conselho e co-fundador da comScore, Gian Fulgoni.

Buscas
Os banners também aumentam as buscas pelas marcas anunciadas na web, com ferramentas como o Google.

Entre as pessoas que não foram expostas à propaganda online, 0,2% buscaram a marca do anunciante; entre as que foram, 0,3% pesquisaram, o que representa um aumento de 50% (veja gráfico).


A pesquisa chama atenção ainda para o fato de que as empresas olham pouco para o efeito das propagandas nas chamadas vendas offline, fora da web (por telefone ou direto nas lojas).

Os banners aumentaram em 27% as vendas online. Para cada 1.000 internautas que não viram anúncios, as vendas somaram US$ 994; no grupo dos que foram expostos a banners, os negócios chegaram a US$ 1.263.

No ambiente offline, os anúncios aumentaram as vendas em 16,6% (de US$ 9.905 entre os que não viram anúncios para US$ 11.550 entre os que viram).


"Eles (os anunciantes) precisam medir, também, o impacto que a propaganda na internet tem no ambiente offline, e não apenas no ambiente online", acrescenta Fulgoni.

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