! Fannie e Freddie foram estatizadas, diz órgão do Congresso dos EUA - 09/09/2008 - AFP - Economia

UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

09/09/2008 - 19h19

Fannie e Freddie foram estatizadas, diz órgão do Congresso dos EUA

WASHINGTON, 9 Set 2008 (AFP) - O diretor do Escritório de Orçamento do Congresso americano avaliou, nesta terça-feira, que a tutela das entidades de refinanciamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac, por parte do governo, anunciada no fim de semana, significa uma estatização.

"Em vista das medidas anunciadas pelo Departamento do Tesouro para a FHFA (agência reguladora do setor), o Escritório de Orçamento do Congresso opina que as operações da Fannie Mae e da Freddie Mac devem ser integradas ao orçamento federal", declarou seu diretor, Peter Orszag.

A receita de ambas as empresas "deveria ser tratada como receita do Estado federal e seus gastos, como gastos federais", disse Orszag, em seu blog oficial.

Ainda que o valor das ações da Fannie Mae e da Freddie Mac tenha caído para perto de zero com o anúncio do Tesouro, os acionistas continuam sendo, nominalmente, proprietários de ambos os grupos.

Essa tomada de posição do órgão, que é muito respeitado e trabalha com parlamentares democratas e republicanos, pode ser embaraçosa para o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e para a Casa Branca, que tiveram a precaução de apresentar a medida como temporária.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host