UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

07/05/2009 - 18h24

Petróleo sobe acima dos 58 dólares pela primeira vez em seis meses

NOVA YORK, EUA, 7 Mai 2009 (AFP) - Pela primeira vez em seis meses, os preços do barril de petróleo ultrapassaram a marca dos 58 dólares nesta quinta-feira em Nova York, com os investidores antecipando uma recuperação rápida da economia mundial.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em junho subiu 37 centavos em relação ao pregão de quarta-feira, fechando a 56,71 dólares. Durante a sessão, atingiu 58,57 dólares, seu nível mais alto desde o fim de novembro.

No InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 32 centavos, a 56,47 dólares, depois de atingir 58,22 dólares durante a sessão.

"O mercado do petróleo não parece preocupado com os elementos fundamentais, mas busca antecipar a situação econômica baseando-se nos sinais enviados pela Bolsa", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

De fato, os preços caíram quando Wall Street entrou no vermelho.

"Se o mercado da energia se preocupasse apenas da oferta e da demanda, cairia muito", afirmou Phil Flynn, da Alaron Trading. "O mercado apostou nas perspectivas de uma recuperação da economia mundial muito mais rápida do que o esperado, com políticas inflacionistas dos bancos centrais em plano de fundo", acrescentou.

Os investidores temem que as altas quantias injetadas na economia pelos poderes públicos se traduzam por uma forte inflação no momento do fim da desaceleração da atividade, e investem seu dinheiro nas matérias-primas para se proteger da alta dos preços.

A esperança de recuperação econômica foi alimentada nesta quinta-feira nos Estados Unidos por um novo indicador melhor que o previsto: as novas inscrições ao desemprego caíram de forma surpreendente na semana passada.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host