UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

10/12/2007 - 00h38

Chávez brinca com Lula e o chama de "xeique do Amazonas"

Buenos Aires, 9 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, brincou hoje com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, ao afirmar que o governante brasileiro "tem muito dinheiro" e é "o xeique do Amazonas", graças à descoberta de reservas petrolíferas "gigantescas".

Chávez fez estes comentários durante a assinatura da ata de fundação do Banco do Sul, em Buenos Aires.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o Banco do Sul é o primeiro passo para que a América do Sul tenha uma moeda única.

A ata de criação da nova entidade, que terá sua sede em Caracas, foi assinada neste domingo pelo presidente Lula e cinco de seus colegas: Morales, Néstor Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador), Nicanor Duarte (Paraguai) e Hugo Chávez (Venezuela).
MOEDA ÚNICA?
LEIA MAIS
PROJETO DE CONSTITUIÇÃO É APROVADO NA BOLÍVIA
PAQUISTÃO: MUSHARRAF PROMETE ELEIÇÕES LIVRES
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Em seu discurso, o governante venezuelano ressaltou os bilhões de dólares que os bancos centrais dos países sul-americanos têm e que em sua opinião deveriam ser voltados para a nova entidade regional.

Após calcular que as reservas monetárias do Brasil chegam a cerca de US$ 200 bilhões, brincou que Lula "tem muito dinheiro", o que o presidente brasileiro respondeu com um sorriso.

Chávez destacou que o Brasil "acaba de encontrar reservas petrolíferas gigantescas" graças à Petrobras, que "investiu muito" na busca por novas jazidas de hidrocarbonetos.

Lula "é o xeique do Amazonas", assinalou Chávez, antes de lamentar que o afundamento "de uma plataforma" de prospecção no mar fez com que a Petrobras sofresse "um atraso de 10 anos" na busca por novas jazidas.

O presidente da Venezuela, que tem as maiores reservas de hidrocarbonetos da América do Sul, defendeu ainda a "integração
energética" da região.

Chávez coincidiu com seu colega do Equador, Rafael Correa, em que é preciso repatriar "o dinheiro que é os povos" sul-americanos, em referência aos fundos públicos colocados "nos bancos do norte".

O Banco do Sul "era impensável há dez anos" e "faz parte do conjunto de idéias de independência" que a região "tinha há 200 anos", afirmou.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host