! Argentina, Chile e Brasil destacam avanço de corredor bioceânico em cúpula - 28/08/2009 - EFE - Economia
 

28/08/2009 - 19h12

Argentina, Chile e Brasil destacam avanço de corredor bioceânico em cúpula

Bariloche (Argentina), 28 ago (EFE).- As presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, do Chile, Michelle Bachelet, e o do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacaram hoje os avanços do projeto de construção do corredor bioceânico que ligará os países.

As declarações foram feitas pelos três líderes de Estado, durante a Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), na cidade argentina de Bariloche.

"Os líderes dos três países assinaram o memorando de entendimento entre a Argentina e o Chile sobre o passo internacional de Água Negra, assim como a decisão do Brasil de financiar o projeto técnico", indicou a Chancelaria argentina.

Em comunicado, o organismo indicou que a obra "consolidará o corredor bioceânico" entre Porto Alegre e a cidade chilena de Coquimbo, passando pelo território argentino.

"Através do acordo, se reafirma o interesse das três nações latino-americanas e se encoraja a materialização desta transcendental obra de integração regional", precisou a Chancelaria.

Na semana passada, a empresa brasileira Bureau de Projetos assinou, na cidade argentina de San Juan, o contrato para os estudos de engenharia básica para a construção de um túnel de baixa altura no passo de Água Negra.

Os trabalhos que serão realizados pela empresa terão um custo de US$ 19,9 milhões, que serão financiados parcialmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).